quarta-feira , 22 outubro 2025

Empresas se reúnem para debater conexão entre saúde mental e diversidade no ambiente corporativo

Entre 6 e 10 de outubro, Belgo Arames, Anglo American, MRV&CO, FDC, Ferroport e Grupo SADA realizam a 3ª edição da Semana da Diversidade, com palestras online gratuitas e abertas ao público.

De 6 a 10 de outubro, empresas comprometidas com a inclusão e o bem-estar se reúnem para debater a conexão entre a saúde mental e a diversidade no ambiente corporativo, durante a 3ª edição da Semana da Diversidade. Com o tema “Mentes Diversas, Cuidados Plurais”, a programação terá palestras gratuitas e abertas ao público.

O adoecimento emocional, especialmente entre grupos minorizados, tem se tornado uma preocupação crescente na sociedade. Segundo Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, estudos recentes apontam que discriminação, preconceito e exclusão social têm impactos diretos na saúde mental, exigindo ações concretas do poder público, organizações e empresas. “Para contribuir com a pauta, o evento oportunizará palestras de prevenção a riscos psicossociais no trabalho, discussões que se alinham à recente atualização da Norma Regulamentadora NR-1, que determina que empresas sejam ativas nesse processo”, explica a executiva. “Essa atualização reforça a importância de a saúde mental ser tratada como um assunto estratégico pelas instituições”, completa.

A iniciativa, realizada em 2025 pelas empresas Belgo Arames, Anglo American, MRV&CO, FDC, Ferroport e Grupo SADA, contará com ações conjuntas para o compartilhamento de boas práticas para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e diversos.

O público externo poderá acompanhar as programações dos dias 6 e 10 de outubro, em transmissões ao vivo no YouTube. No dia 6, às 10h, será transmitida pelo canal da Anglo American a palestra “Mentes Diversas e Cuidados Plurais: Saúde Mental e Inclusão como Prática de Humanidade”, ministrada pela professora da FDC Ariane Campos, com abertura de Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil, e mediação do diretor de Pessoas e Organizações, também da Anglo American no Brasil, Geovanni Vieira.

Já no dia 10 de outubro, às 9h, será transmitida pelo canal da MRV&CO a palestra “Mentes Diversas e Cuidados Plurais: Incluir é Cuidar. Cuidar é Incluir”, ministrada pela psicóloga, consultora em Diversidade & Inclusão e ex-participante do Big Brother Brasil, Sarah Aline. A mediação será conduzida por Letícia Guimarães, gerente de Desenvolvimento, Cultura e DEI da Anglo American.

“As pessoas estão no centro de tudo o que fazemos. Por isso, o respeito às diferenças é uma diretriz estratégica que orienta as nossas decisões e fortalece o nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. A diversidade, equidade e inclusão são forças que impulsionam a inovação, ampliam horizontes e promovem ambientes mais colaborativos e criativos. Quando diferentes percepções são trazidas e valorizadas, criamos soluções mais completas, sustentáveis e conectadas com os desafios atuais da sociedade. Estamos comprometidos em aprofundar essa agenda com consistência e responsabilidade, pois sabemos que um futuro mais justo e plural começa com escolhas no presente”, ressalta Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.

Segundo Marcos Horta, diretor de Desenvolvimento Humano da MRV&CO, a iniciativa reforça um compromisso essencial das empresas com o bem-estar de seus colaboradores. “Acreditamos que falar sobre saúde mental e diversidade no ambiente corporativo é fundamental para a construção de relações de trabalho mais humanas e sustentáveis. Na MRV&CO, temos desenvolvido programas de apoio psicológico há 8 anos, rodas de conversa e treinamentos, sempre com o objetivo de acolher as pessoas em seus momentos de vulnerabilidade. Participar da Semana da Diversidade é uma oportunidade de ampliar esse diálogo e de trocar experiências que podem inspirar práticas ainda mais efetivas em todo o mercado”, afirma o executivo.

“Saúde mental é um dos principais desafios da humanidade e entrou para a agenda de gestão corporativa. E, portanto, é um tema fundamental para a FDC, ao lado de diversidade, equidade e inclusão. Precisamos levar essas temáticas para o centro do debate das lideranças empresariais, pois um ambiente seguro, acolhedor e saudável deve ser prioridade para que cada pessoa possa se sentir confiante para desenvolver plenamente seu potencial”, afirma Marina Spínola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC.

“O Grupo SADA está comprometido em promover a diversidade, a equidade e a inclusão, dentro de um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor e que seja capaz de contribuir para o desenvolvimento do potencial de todos os nossos colaboradores”, afirma Alexandre Sena, diretor de Gente e Gestão do Grupo SADA.

“Falar sobre saúde mental no contexto da diversidade é fundamental para construirmos ambientes de trabalho mais acolhedores e produtivos. Na Ferroport, entendemos que cuidar das pessoas em sua pluralidade é o que fortalece nossa cultura, incentiva a inovação e nos permite evoluir juntos”, ressalta Elizabeth Correia, gerente de RH da Ferroport.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Rumo testa prontidão ambiental em Brazabrantes (GO)

Simulado treinou equipes para conter vazamento de combustível próximo ao manancial que abastece o município …

Grupo Equatorial é reconhecido como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação 2025Grupo Equatorial é reconhecido como uma das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação 2025

Somente neste ano, companhia já investiu mais de R$ 187 milhões em projetos de transformação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.