segunda-feira , 12 janeiro 2026

ENEL DÁ INÍCIO A PROJETO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE RECLUSOS EM PRESÍDIO DE CACHOEIRA ALTA

Intitulado Energizando Vidas, projeto também vai atuar em unidades prisionais de Paranaiguara e Uruaçu.

A Enel Distribuição Goiás dá início nesta quinta-feira (10) ao projeto Energizando Vidas, em Cachoeira Alta. A ação tem parceria com três penitenciárias das regiões Sul e Norte do Estado – Cachoeira Alta, Paranaiguara e Uruaçu – e tem como objetivo auxiliar na reintegração social das pessoas reclusas e buscar a remissão de pena.

A iniciativa prevê que homens e mulheres reclusos higienizem e descosturem uniformes que seriam descartados. Após esse trabalho as peças serão encaminhadas a grupos de artesãos que atuam com a ressignificação e reaproveitamento de materiais que seriam descartados.

O projeto é do Enel Compartilha Empreendedorismo, que atua fomentando a economia circular e a geração de renda. “A remissão através do trabalho é um direito previsto na Lei de Execução Penal, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho. O projeto ajuda a devolver a dignidade à pessoa reclusa e auxilia para que, ao fim do encarceramento, possa iniciar uma nova vida. A iniciativa acelera a geração de renda para os grupos participantes e minimiza o impacto da pena para a população carcerária”, explica a coordenadora de Projetos de Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Lícia Borges.

Além do trabalho com uniformes, farão parte da ação outros projetos com orientações para a economia de energia, roda de conversa sobre autoconhecimento e a doação de livros. O Energizando Vidas é contínuo e realizado mensalmente nas penitenciárias parceiras.

Empreendedorismo

O Enel Compartilha Empreendedorismo é um projeto que incentiva a formação de redes e associações produtivas comunitárias, apoiando os participantes na qualificação de seus produtos, na criação de canais de venda, na formação para gestão e desenvolvimento de mercado, E no possível aporte de estrutura e insumos, sem esquecer das questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. O projeto promove a economia circular, a inclusão social, o empoderamento feminino e a geração de renda às comunidades.

Essas ações estão alinhadas aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com o ODS 8 –Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que visa promover o crescimento económico, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Mesa Diretora da Câmara de Mara Rosa toma posse para o exercício de 2026

Na noite desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, foi realizada a solenidade de posse …

Campos Verdes de Goiás comemora 38 anos de emancipação com festa, investimentos e anúncio de novos benefícios

Campos Verdes de Goiás celebrou, no último dia 30, seus 38 anos de emancipação político-administrativa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.