terça-feira , 28 outubro 2025

ENEL DÁ INÍCIO A PROJETO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE RECLUSOS EM PRESÍDIO DE CACHOEIRA ALTA

Intitulado Energizando Vidas, projeto também vai atuar em unidades prisionais de Paranaiguara e Uruaçu.

A Enel Distribuição Goiás dá início nesta quinta-feira (10) ao projeto Energizando Vidas, em Cachoeira Alta. A ação tem parceria com três penitenciárias das regiões Sul e Norte do Estado – Cachoeira Alta, Paranaiguara e Uruaçu – e tem como objetivo auxiliar na reintegração social das pessoas reclusas e buscar a remissão de pena.

A iniciativa prevê que homens e mulheres reclusos higienizem e descosturem uniformes que seriam descartados. Após esse trabalho as peças serão encaminhadas a grupos de artesãos que atuam com a ressignificação e reaproveitamento de materiais que seriam descartados.

O projeto é do Enel Compartilha Empreendedorismo, que atua fomentando a economia circular e a geração de renda. “A remissão através do trabalho é um direito previsto na Lei de Execução Penal, garantindo um dia de pena a menos a cada três dias de trabalho. O projeto ajuda a devolver a dignidade à pessoa reclusa e auxilia para que, ao fim do encarceramento, possa iniciar uma nova vida. A iniciativa acelera a geração de renda para os grupos participantes e minimiza o impacto da pena para a população carcerária”, explica a coordenadora de Projetos de Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Lícia Borges.

Além do trabalho com uniformes, farão parte da ação outros projetos com orientações para a economia de energia, roda de conversa sobre autoconhecimento e a doação de livros. O Energizando Vidas é contínuo e realizado mensalmente nas penitenciárias parceiras.

Empreendedorismo

O Enel Compartilha Empreendedorismo é um projeto que incentiva a formação de redes e associações produtivas comunitárias, apoiando os participantes na qualificação de seus produtos, na criação de canais de venda, na formação para gestão e desenvolvimento de mercado, E no possível aporte de estrutura e insumos, sem esquecer das questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. O projeto promove a economia circular, a inclusão social, o empoderamento feminino e a geração de renda às comunidades.

Essas ações estão alinhadas aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com o ODS 8 –Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que visa promover o crescimento económico, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Hochschild abre vagas para curso de Manutenção Industrial, exclusivo para mulheres

Candidatas precisam ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo e residir em Mara Rosa …

Peão de 18 anos morre após se ferir em rodeio de Goiás

Jovem teve morte cerebral após bater a cabeça nas costas do boi durante montaria, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.