quinta-feira , 19 setembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

ENEL DISTRIBUIÇÃO GOIÁS PROMOVE PALESTRA E CADASTRO NO PROGRAMA TARIFA SOCIAL EM URUAÇU

Participantes poderão trocar até três lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por outras de LED

A Enel Distribuição Goiás realiza palestra sobre sustentabilidade e consumo consciente de energia nesta terça-feira (12), às 19h, em Uruaçu, no Galpão da Comunidade Quilombola. A iniciativa faz parte do programa Enel Compartilha Consumo Consciente, que promove oficinas e diálogos para compartilhar dicas e práticas para reduzir o consumo de energia e evitar o desperdício, além dos cuidados para seu uso consciente e seguro. Quem participar também poderá trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares -, com alto consumo de energia, por outras mais econômicas, de LED. Basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as duas lâmpadas usadas para serem trocadas.

No dia seguinte, das 7h às 14h, a empresa realiza cadastro para o programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Reforçando o compromisso da Enel por Goiás, a atividade também possibilita que cada consumidor que fizer seu cadastro troque uma lâmpada antiga por outra mais económica. Para receberem o benefício da Tarifa Social, os clientes precisam fazer a inscrição no CadÚnico em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e procurar qualquer loja de atendimento Enel com: RG, CPF, Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) e uma conta de energia.

O projeto, instituído pelo Governo Federal para famílias de baixa renda, oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O percentual do desconto depende do consumo de energia de cada cliente. Têm direito ao desconto: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de dois anos e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Com o propósito de ampliar o benefício aos seus clientes, a distribuidora tem intensificado o trabalho de cadastro no programa. Com os dados do Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério de Desenvolvimento Social, a Enel Distribuição Goiás identificou os clientes que possuíam o perfil para participar do programa, mas que ainda não haviam se cadastrado. O resultado deste trabalho possibilitou o aumento de clientes beneficiados no programa. Este número também tem aumentado devido às diversas ações de sustentabilidade da Enel por Goiás, que durante suas atividades informam e incentivam os clientes a realizar seu cadastro e a participar do programa.

Os projetos do Enel Compartilha são suportados pelo Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição, que tem foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. O programa é regido pela legislação federal, em especial a Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Enel através do seu Programa de Eficiência Energética, coloca em prática iniciativas capazes de levar energia limpa e acessível, colaborar com a educação das comunidades atendidas, promover a eficiência do uso de recursos energéticos e contribuir para as mudanças climáticas do planeta. Com tudo isso, o Programa impulsiona, no mínimo, os ODS’s de número 4, 7, 12 e 13.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.