quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

Previsão de fortes chuvas para o Estado, acompanhadas de ventania, raios e até granizo, provocam danos à rede elétrica 

Depois da onda de calor, Goiás agora está sob alerta de tempestades com possibilidade de haver granizo e alagamentos, além de ventos de até 100km/h. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o alerta para 229 municípios, ou seja, quase todo o Estado. Diante desse cenário, a Equatorial Goiás também chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos para a rede elétrica e os cuidados necessários dentro e fora de casa.

Nessas situações climáticas extremas há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo. “Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e substituir transformadores, entre outros”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.

Outro agravante das tempestades são as descargas elétricas. Somente neste ano, de janeiro a outubro, a Equatorial Goiás identificou cerca de 10 milhões de raios na área de concessão. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. “As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia”, afirma Vinicyus Lima.

Para evitar danos materiais e físicos, seguem os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades:

Cuidados dentro de casa: Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica; Evite consertos de instalações elétricas; Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.

Cuidados fora de casa: Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos; Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria; Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.