Equatorial Goiás incentiva troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia

Projeto da distribuidora gerou mais de R$ 370 mil em descontos em todo ano passado no estado 

Incentivar a reciclagem faz parte do dia a dia da Equatorial Goiás e neste Dia Mundial da Reciclagem (17), a concessionária incentiva os clientes a trocar materiais que iriam para o lixo, como alumínio, vidro e papelão, por descontos na conta de luz. Com mais de 2.556 mil coletas feitas desde que iniciou a sua concessão no estado, há pouco mais de um ano, a distribuidora garantiu R$ 375.170,70 em descontos na fatura dos clientes que participam ativamente do projeto e 13 instituições parceiras da iniciativa.

De janeiro do ano passado até março deste ano, foram recolhidos pelo Programa E+ Reciclagem 1.366.670,21 quilos de resíduos recicláveis, correspondendo a uma economia de 6.406.261,60 kWh na fabricação e processamento dos materiais. Essa quantidade de energia economizada seria suficiente para suprir a demanda por energia elétrica de mais de 40 mil casas na capital por um mês.
Essa é uma maneira simples e eficaz de economizar todos os meses. Ao doar materiais recicláveis limpos e separados para os postos de coleta, os clientes podem conseguir descontos em suas faturas de energia. “Este é um passo importante não apenas para economizar dinheiro, mas também para contribuir com a preservação do meio ambiente”, afirma o engenheiro de Distribuição da Equatorial Goiás, Adriano Faria.

O Programa E+ Reciclagem é uma ação que reafirma o comprometimento da distribuidora com o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira (17). Uma data que levanta a importância de adotar práticas ecologicamente responsáveis. “Ao ressignificar materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, não apenas estamos reduzindo o desperdício, mas também economizando energia elétrica necessária para produzir novos produtos a partir de matéria-prima virgem”, reforça Adriano.

Na prática, o esforço dos clientes e da companhia de energia pelo meio ambiente já preservou mais de 11.762,54 mil árvores nos últimos 12 meses, que poderiam ter sido cortadas para confecção de papel. Essa contribuição diminui a pegada de carbono em Goiás, uma metodologia criada por órgãos ambientais para medir as emissões de gases estufa, desse modo, a distribuidora contribui para um futuro mais sustentável. O programa da Equatorial destaca ainda o papel fundamental da reciclagem na conservação de recursos naturais e na promoção de um futuro mais sustentável.

Confira a relação de resíduos aceitos no programa E+ Reciclagem da Equatorial Goiás: Papel: livros, revistas, jornais, papelão, entre outros; Plástico: PET, plástico duro, PVC, entre outros; Metal: alumínio, ferro, bronze, entre outros; Vidro: potes de vidro com tampas plásticas e Óleo de cozinha.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. A tabela de preço pode ser consultada presencialmente no ponto ou pelo aplicativo E+ Reciclagem. Caso o valor do desconto seja maior do que o total da conta, o excedente é automaticamente creditado na fatura seguinte.

Os clientes também podem optar por repassar o bônus para outra unidade consumidora cadastrada em seu CPF ou CNPJ ou ainda doá-lo para uma entidade beneficente sem fins lucrativos, mediante apresentação do número da conta contrato da instituição. Além disso, cada cliente pode consultar seus bônus através do aplicativo E+ Reciclagem, disponível nas plataformas Android e iOS.

Pontos de coleta

Ao todo são 12 pontos de coleta espalhados em todos o Estado. Vale ressaltar que os locais não recebem resíduos orgânicos, com exceção do óleo de cozinha. Em Goiânia é possível fazer a troca em cinco postos: Arquidiocese Santuário Basílica Sagrada Família Rua C-14, n° 155, Vila Canaã; De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.  Sede da Equatorial Goiás Rua 2, Quadra A37, 505 – Jardim Goiás; de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Assaí da Perimetral Avenida Perimetral Norte, n° 2609, Setor Vila João Braz de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Posto de Coleta Jardim Guanabara Rua Ubá, n° 61, Jardim Guanabara de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Itinerante El Shaday Avenida Ville, 2210 – Qd 27 Lt 07 – Res. Center Ville de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

Os outros pontos estão localizados nas cidades de Aparecida de Goiânia, Jandaia, Burinópolis, Indiara, Cachoeira Dourada, Trindade e Itumbiara. Com os horários de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h: Posto de Coleta Jandaía Avenida Doná Gercina Borges, 192, Centro, Jandaia. Reciclar Buritinópolis GHV9+J6 Buritinópolis. Posto de Coleta Indiara
Rua Goiás, Q 11, L 09 – Nova, Indiara. Posto de Coleta Cachoeira Dourada
Avenida Itumbiara, Setor Noroeste, Cachoeira Dourada. Posto Itinerante Renove Gestão Aparecida de Goiânia avenida W-7, Setor Vale do Sol, Aparecida de Goiânia. Posto RR Trindade Rua São Francisco, n° 743, Qd. 6, Lt. 12/13, Núcleo Anhanguera, Trindade. Estação Reciclar Itumbiara Rua Rita D. Borges, 2, Setor Dona Marolina, Itumbiara.

A iniciativa também promove ações de conscientização sobre a preservação ambiental e a importância da coleta seletiva. “Nosso compromisso está em incentivar e conscientizar os clientes sobre a correta disposição desses materiais recicláveis, práticas fundamentais para o meio ambiente e que também resultam em economia na conta de energia”, reforça o engenheiro.

Destinação

A distribuidora coleta os resíduos e encaminha para as fábricas de reciclagem. “Os resíduos são recolhidos nas empresas geradoras e nos postos de coleta, são enviados e armazenados em galpões de reciclagem. Posteriormente, esses resíduos são enviados a fábricas e ou indústrias de reciclagem e são transformados em novos produtos, cada um de acordo com sua categoria”, explica Adriano.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Vereador Gustavo Paulo assume presidência da Câmara de Alto Horizonte

Na eleição para definir a presidência de 2026, 8 dos 9 vereadores votaram em Gustavo …

Presidente da Câmara de Niquelândia, Andréia Ribeiro, encerra o ano com balanço positivo

A presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, a vereadora Andréia Ribeiro, encerra o ano legislativo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.