PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Equatorial Goiás registra quase 2.500 objetos lançados contra rede durante tempestades

Levantamento da concessionária aponta que, em cinco meses, ventos fortes foram responsáveis por arremessar telhas, lonas e até fachadas de lojas contra rede elétrica. Distribuidora lembra que fornecimento de energia pode ser impactado

Com o aumento da intensidade das chuvas no estado, a Equatorial Goiás reforça o alerta sobre os riscos e as consequências dos objetos que caem sobre a rede elétrica. Ventos fortes e tempestades podem fazer com que telhas, lonas e até estruturas de fachadas de lojas sejam arrastadas, caindo sobre os cabos de energia e comprometendo a estabilidade da rede de distribuição. Esse tipo de ocorrência, além de interromper o fornecimento de energia, representa um risco significativo para a segurança da população.

Casos e consequências

Quando objetos de grande porte atingem a rede elétrica, a distribuição de energia pode ser comprometida em diversas regiões e não apenas naquele ponto onde o impacto foi registrado. A concessionária mantém equipes de prontidão durante o período de chuvas para atuar em situações emergenciais e realizar a recomposição da rede elétrica, minimizando o impacto para os consumidores. No entanto, dependendo da gravidade dos danos, o tempo para a normalização do serviço pode ser prolongado.

Entre os meses chuvosos de dezembro de 2023 a março de 2024, Goiás registrou 2.497 objetos que caíram sobre a rede elétrica. Os dados emitidos pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás (COI), apontam que as cidades de Goiânia, Ouvidor e Aparecida de Goiânia se destacam com o maior número de ocorrências. Entre os objetos arremessados estão telhas, lonas e pedaços de estruturas de fachadas de lojas. Essas situações elevaram o número de manutenções corretivas e exigiram a mobilização de equipes adicionais para atuar nas áreas mais afetadas, logo após os temporais.

Nas situações em que a rede elétrica é afetada, a concessionária adota protocolos de segurança rigorosos para garantir que os reparos sejam feitos de forma eficiente e segura. Em casos extremos, onde há rompimento de cabos e danos à infraestrutura, a distribuidora realiza a reconstrução de trechos da rede, garantindo que o fornecimento de energia seja restabelecido de maneira segura e definitiva.

Medidas preventivas

Segundo o gerente do COI da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, a atenção e o cuidado da população são fundamentais para reduzir os riscos durante o período de chuvas. “Muitos acidentes e interrupções no fornecimento de energia poderiam ser evitados se houvesse maior atenção à fixação de objetos em telhados e fachadas, especialmente em áreas próximas à rede elétrica. É importante garantir que tudo esteja bem preso antes das tempestades”, afirma Lima.

O gerente recomenda que proprietários de imóveis e empresas verifiquem a fixação de telhas, antenas, placas e outros materiais que possam ser arrastados pelos ventos. Além disso Vinicyus faz uma alerta, em casos onde objetos podem cair sobre a rede elétrica, as pessoas devem evitar se aproximar dos cabos e ligar imediatamente para a concessionária. “Tocar em um cabo energizado ou em qualquer objeto que esteja em contato com a rede elétrica pode ser fatal. O ideal é isolar a área e aguardar o atendimento técnico especializado”, alerta Lima.

Dicas de segurança:

A Equatorial Goiás orienta os consumidores sobre algumas medidas de segurança que podem evitar acidentes com a rede elétrica durante tempestades:

Verifique a fixação de telhados, lonas, antenas, fachadas e estruturas externas antes do início das chuvas; Em caso de ventos fortes, evite ficar próximo a postes e cabos de energia, especialmente em áreas com árvores; Nunca tente remover objetos presos à rede elétrica, como lonas ou telhas. Acione a concessionária imediatamente; Se houver um cabo partido no chão, mantenha distância e sinalize o local para evitar acidentes.

Os clientes podem registrar ocorrências pelo o Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para Android e iOS, utilizar a Agência Virtual no site oficial ou entrar em contato através do Call Center 0800 062 0196 ou do WhatsApp Clara, no número (62) 3243-2020. Esses canais estão disponíveis 24 horas por dia para atender as necessidades dos consumidores durante o período de chuvas.

 

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Defensoria participa de evento do TCM com foco na transição de mandatos nos municípios goianos

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) participou na manhã desta terça-feira (19/11) do …

Anglo American reforça ações de inclusão e diversidade no mês da Consciência Negra

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Anglo American está reforçando uma série de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.