Em todos os reservatórios de água parada, foram coletadas amostras de lavas do mosquito, que classificou a situação como preocupante e de grande irresponsabilidade pelos responsáveis pela administração do local
Durante uma fiscalização, os agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Uruaçu, encontraram inúmeros focos do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) no Parque de Exposições Agropecuária de Uruaçu. Durante a visita foi evidenciado uma quantidade grande de pneus em local impróprio com água e também outros pontos com água parada. A secretaria informou que em todos os reservatórios de água parada, foram coletadas amostras de lavas do mosquito, e classificou a situação como preocupante e de grande irresponsabilidade pelos responsáveis pela administração do local.
Segundo secretário municipal de saúde, Josimar Nogueira, situações como essas são recorrentes e que a vigilância sanitária está trabalhando em conjunto com o Núcleo de Combate às Endemias para notificar e multar os responsáveis. Segundo secretário é de responsabilidade dos proprietários dos estabelecimentos e residências a limpeza e controle dos focos dos mosquitos: “SUS tem papel importante na conscientização e posterior na assistência ao paciente, mas a responsabilidade é de cada cidadão e empresa na limpeza das suas propriedades”, frisou.
Ele lembra que estamos em temporada de aumento dos casos de dengue, uma doença que pode matar, e que é incompreensível que alguns ainda não tenha a consciência da responsabilidade sobre o controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Núcleo de Endemias informou também que não encontrou os responsáveis no local, mesmo após duas visitas. Acionada pelos agentes a vigilância sanitária procederá com a notificação e multa do local.