sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Esporte ganha incentivo da Yamana Gold

O Programa Formação de Professores em Esporte Educacional capacitará professores e agentes sociais para estimular o ensino e a prática esportiva. O projeto será desenvolvido em Nova Iguaçu de Goiás, mas participam também representantes de Campinorte e Alto Horizonte.

Maracá curso quadra siteO Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental desenvolve mais um programa de responsabilidade social na região norte de Goiás, dessa vez a iniciativa está ligada ao esporte e terá abrangência nos três municípios em que a multinacional atua: Nova Iguaçu de Goiás, Alto Horizonte e Campinorte. O projeto será realizado pelo Instituto, por meio da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC) em parceria com o Instituto Esporte Educação Ana Moser e envolverá 60 profissionais em cursos de motivação, desenvolvimento de metodologias e aprimoramento das aulas. A ação oportuniza as escolas estaduais e municipais dos três municípios de ganharem reforço na disciplina de educação física.

O projeto desenvolvido com a iniciativa privada tem recurso destinado através de Lei de Incentivo ao Esporte e tem por objetivo, formar uma rede de aprendizagem, utilizando o esporte educacional como eixo principal, fazendo uma integração entre teoria e prática e aplicando os conceitos na realidade das comunidades que serão atendidas, bem como favorecer o fortalecimento da prática da educação física e de esporte desses três municípios. O programa engloba 11 escolas, com crianças e adolescentes do Ensino Infantil ao Ensino Médio. O primeiro encontro foi realizado em Nova Iguaçu de Goiás na manhã de quarta-feira (11) com um Workshop Esporte e Educação e a programação incluirá oficinas, planos de ação com acompanhamento de especialistas e certificado aos professores. O projeto tem previsão de ser iniciado no mês de março de 2016 e ao longo do ano serão promovidos 5 encontros de formação que acontecerão bimestralmente.

“O foco é orientá-los quanto às práticas educacionais de forma planejada para envolver ainda mais alunos ao longo do ano letivo. As oficinas abordarão inclusive atividades diferenciadas a serem executadas com os recursos disponíveis em cada instituição”, explica Josielle Padilha, analista de Comunidades da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), responsável pela realização da iniciativa. “Para ampliar o benefício a toda a população, estendemos a adesão para instituições locais e membros das secretarias municipais, que podem efetuar o aprendizado em projetos com a comunidade”.

“A ideia desse projeto é qualificar a pratica pedagógica dos professores dos municípios envolvidos, com isso, vamos trabalhar dentro de um esporte delimitado chamado por todos nós de esporte educacional, que tem como método uma variante do jogo, em cima dessa variante vamos tentar construir junto com esses professores algo que possa ser muito significativo dentro de suas ações práticas e teóricas, falando de construção coletiva, inclusão de todos, de respeito a adversidade, de educação integral para que a gente possa melhorar esses jovens e crianças, fazendo com que se tornem um ser humano melhor e com muita autonomia”, salientou Abel Ardigó, coordenador do Instituto Esporte e Educação.

O gerente do Instituto Yamana, Osvaldo Filho, ressaltou que é o primeiro projeto ligado ao esporte, ele conta que foi uma demanda identificada especificamente no município de Nova Iguaçu de Goiás. Aproveitou para pedir comprometimento de todos com o projeto. “Tivemos algumas reuniões com o Poder Público e representantes da sociedade, e dentro dos objetivos do Instituto Yamana, é a questão da educação e qualidade de vida. O projeto que o Instituto Ana Moser desenvolve, tinha muita sinergia com o que a gente pensava para o município, que é a formação de pessoas que lidam com esportes, não especificamente professores, mas também pessoas que lidam com crianças, jovens e idosos. Esse workshop foi para dar uma ampla visão do que é esse projeto que vai ser desenvolvido ao longo de 2016”, ressaltou Osvaldo Filho.

Estiveram presentes no Workshop, o gerente do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, Osvaldo Filho; a analista de Comunidades da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), Josielle Padilha; os coordenadores do Instituto Esporte Educação Ana Moser, Abel Ardigó e Fábio Dângelo; o prefeito de Nova Iguaçu de Goiás, Vilcimar Pereira; professores, gestores, entre outros.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.