Ensino Híbrido: “Utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem” foi o tema de palestra para docentes, gestores de departamento e funcionários, reunidos nos últimos dias 30 e 31 no auditório da instituição.
O Ensino Híbrido, ou blended learning, é uma das maiores tendências da Educação do século 21, que combina o ensino presencial com o ensino online, integrando a Educação com a tecnologia, que já está presente na vida dos acadêmicos.
Ele envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar.
Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e o presencial, permitindo com que os alunos aprendam mais e melhor, no seu ritmo. Segundo, Gustavo Hoffmann, Diretor do Grupo A e Especialista em Educação pela Harvard University (Cambridge – EUA), que atua na inovação em diversos setores, o ensino híbrido é o futuro da educação.
E acrescenta que com a adesão do Ensino Híbrido é necessário repensar a organização da sala de aula, o plano pedagógico e a gestão do tempo para favorecer os momentos de interação, colaboração, envolvimento com o tema e o uso das tecnologias digitais para inovar o modelo tradicional de ensino e transformar os alunos em protagonistas do próprio aprendizado.
Gustavo Hoffmann finaliza dizendo que; “É comprovado que o modelo tradicional de ensino, no qual o professor ocupa 90% do tempo de aula com exposição de conteúdo, já não é tão válido. Existem alunos que possuem facilidade para compreender o conteúdo em uma única exposição e os que possuem dificuldade. No modelo ativo, o aluno estabelece o seu próprio tempo. Se ele precisar assistir duas ou três vezes a uma videoaula para entender o assunto tratado, ela estará disponível. Enquanto isso, os momentos presenciais servirão à aplicação dos conteúdos que estão sendo trabalhados, invertendo completamente a lógica de ensino que temos hoje. O estudante passa de figura passiva para ativador de conteúdo, aplicando-o à solução de problemas.”
Para Rodrigo Gabriel Moises, professor DR. Diretor Geral da FaSeM; “a participação do professor Gustavo na semana pedagógica da instituição foi proveitosa, pois o mesmo mostrou de forma prática, como o acadêmico pode ser o construtor de seu aprendizado, sem desconsiderar o professor como moderador e consultor desse conhecimento. A mudança é necessária para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais efetivo e acompanhe as transformações do mundo”; finaliza o diretor.