Idealizador da implantação do projeto Brasil Sorridente em Uruaçu e Alto Horizonte, fala sobre os benefícios conquistados na região

Daniel siteO cirurgião-dentista, Daniel de Jesus Lima, esteve na tarde de quinta-feira (26/11) na redação do Jornal Correio do Povo, falando de diversos assuntos, dentre eles, a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), tanto no município de Uruaçu, quanto em Alto Horizonte. Daniel tem total respaldo para falar sobre o assunto, já que foi um dos responsáveis pela implantação do CEO que é uma diretriz do Programa Brasil Sorridente do Governo Federal (Política Nacional de Saúde Bucal) nesses dois municípios.

Conforme relatou, Uruaçu foi o quarto município no estado de Goiás a implantar o CEO, que ocorreu no ano de 2005, na gestão da ex-prefeita Marisa Araújo dos Santos (In memoriam), quando foi percebido por ele, que era o coordenador de Saúde Bucal, uma necessidade de ampliar o acesso aos usuários da rede pública de saúde, assim como diversificar os procedimentos de atenção em saúde bucal, que ocorria de forma primária no município. CEO de Uruaçu é do Tipo II com 4 cadeiras odontológicas para atendimento de Especialidades.Além disso, ampliou-se o número de PSF com dentistas, passando de 5 para 11. Além do incentivo que é repassado pelo governo federal, o município conseguiu ainda, todo equipamento e reformar os consultórios com ambiente climatizados e os PSFs (Programa de Saúde da Família), passaram a garantir tratamento odontológico, especialmente com ações preventivas e promoção de saúde, inclusive às crianças de zero a três anos. O CEO proporcionou tratamento de canal e gengiva, cirurgias de sisos, confecção de próteses dentárias. Em 2006, o município foi agraciado com o Diploma de “Menção Honrosa” do Prêmio Brasil Sorridente, conferido pelo Conselhos Federal e Regionais de todo País, em razão do melhor desempenho na área de Saúde Bucal ao longo do ano de 2005.

Desde a sua implantação, milhares de procedimentos foram realizados, só de 2008 até 2015, foram realizados 3.123 canais; 3.693 tratamentos de gengivas; 5.387 instalações de prótese dentária; 4.979 extrações de siso; dentre outros.

Recentemente, doutor Daniel também foi um dos responsáveis pela implantação do Projeto Brasil Sorridente do Tipo I, na cidade de Alto Horizonte, inaugurado no final de outubro.  Além de prótese, canais e aparelhos ortodônticos o CEO oferta ainda implantes. 24 próteses já foram entregues e a expectativa é de que em dezembro ou início de janeiro de 2016, sejam realizados os primeiros implantes.

“Fico imensamente feliz por ter sido o responsável técnico por trazer esses benefícios aos dois municípios. Com o CEO, as pessoas que não tinham condições financeiras de bancar um tratamento odontológico passaram a tê-lo de forma gratuita”, disse.

Outros projetos

Dando continuidade aos projetos em prol do município, Daniel Lima, que é presidente da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Uruaçu (AJE Uruaçu), deu início ao projeto de construção da ciclovia na saída de Uruaçu até o Memorial Serra da Mesa, medindo 2,5 metros de largura, numa extensão de 8 km. Conforme explica, o projeto já foi avaliado pela Agetop e encontra-se na parte orçamentária. O projeto recebeu ainda, apoio da deputada federal Magda Mofatto, que enviou ofício ao presidente da Agetop, Jayme Rincón, pedindo atenção e agilidade no projeto.“A partir do momento que se cria uma ciclovia, cria-se também outros tipos de possibilidades, de ter outros tipos de empreendimentos. Não é só esporte e lazer, mas é uma perspectiva de melhora na cidade em si e na segurança dos ciclistas”, disse Daniel.

Daniel ainda tem incentivado o esporte, ele foi intermediador, juntamente com o deputado estadual Charles Bento (PRTB), na entrega da Medalha de Honra do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao Instrutor Rafael Penna de Uruaçu, pelo destaque nos Jogos Mundiais de Capoeira, no qual evidenciou o estado de Goiás com a conquista de títulos e também uma forma de reconhecer o esforço e o talento desse atleta.

Rumos políticos                                           

Daniel é presidente do PRTB local desde setembro de 2013 e tem alavancado o partido desde então. Quando questionado quais rumos o partido irá tomar para as eleições de 2016, Daniel afirmou que ainda é muito cedo para definir um caminho devido as incertezas e principalmente, pela política ser tão dinâmica. Mas ressalta que o PRTB tem um bom relacionamento com os demais partidos do município e que por isso não irá antecipar o processo eleitoral. Frisou que o momento é oportuno para analisar os cenários, as propostas, os candidatos e só então, sentar com o grupo para definir um caminho a ser trilhado. Até o momento, o PRTB tem 20 pré-candidatos a vereador.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.