sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Investidores sociais avaliam frigorífico de peixe em Uruaçu

Votorantim tanques redes frigorificoUma comitiva formada por integrantes do projeto ReDes, uma parceria do BNDES e Instituto Votorantim e apoio da Votorantim Metais, Unidade de Niquelândia, visitou na manhã de quarta-feira (30), o Frigorífico da COOPERPESCA–Cooperativa Mista Agropecuária dos Aquicultores do Lago Serra da Mesa e Agricultores Familiares de Uruaçu, construído na Colônia dos Pescadores.

O objetivo é avaliar o fechamento do primeiro mês de funcionamento total do frigorífico de peixes da COOPERPESCA. Inaugurado no dia 25 de maio desse ano, e após os testes e ajustes no funcionamento dos aparelhos e equipamentos, os cooperados realizaram, nos últimos 30 dias, o abate diário de aproximadamente 300 kg de peixe.

O gerente Geral da Votorantim Metais Unidade Niquelândia, José Maximino Ferron, explica que o objetivo da visita aos projetos apoiados pelo Instituto Votorantim e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social), através do Programa ReDes, é para constatar in loco, os investimentos que foram feitos nesses projetos. “Fazemos questão de visitar todos os projetos que contam com nosso apoio. Esses projetos tem uma relevância muito grande para os municípios onde a Votorantim Metais tem negócios implantados. Essa visita serve não só para apreciação dos investimentos como também, para incentivos às comunidades locais que estão tocando esses projetos. O projeto da pesca tem atendido as nossas expectativas, é um projeto fantástico, tem tudo para em pouco tempo crescer muito”, disse Max.

O contador do BNDES, Marco Cavalcante, disse que ficou impressionado com o projeto. Segundo ele, isso demonstra a capacidade de gestão do Programa ReDes, bem como da consultoria que tem no local que ajuda as cooperativas. “O diferencial do Pograma ReDes, é esse, não apenas colocar o dinheiro, mas tem de haver uma assistência técnica, consultoria para ajudar a tocar o processo”, ressalta Marco.

Os produtos (filés, costelinhas, bolinhos) foram todos consumidos no município, enquanto que os subprodutos (carcaças e cabeças) foram congelados e vendidos para a indústria de fabricação de farinha de peixe.

A atuação do Governo de Uruaçu foi fundamental para a concretização do sonho da COOPERPESCA em instalar o frigorífico em sua sede, pois para receberem a verba de R$ 700 mil reais do Instituto Votorantim e BNDES, era necessário a apresentação da área do empreendimento como contrapartida, e por intermédio da Superintendência Municipal de Aquicultura e Pesca, juntamente com o Departamento Jurídico e Câmara dos Vereadores, a área foi doada à Cooperativa e o investimento concretizou-se.

Vale ressaltar que o potencial do frigorífico da COOPERPESCA é para abater 2 toneladas por dia(ou até 5 ton/dia, com acréscimo de mais um turno de trabalho), e para tanto, já se pleiteou ao SIE (Serviço de Inspeção Estadual), o selo do Serviço de Inspeção Estadual, que vai permitir a comercialização em todo o Estado de Goiás, provando mais uma vez que, em Uruaçu, o crescimento é para todos.

Estiveram na visita: Ana Helena Vicintin (Instituto Votorantim); Carlos Eduardo Scripilliti (Instituto Votorantim – Comitê Técnico do Programa ReDes); Cloves Carvalho (Instituto Votorantim); Daniel Garcia (Instituto Votorantim); Antônio Eymard Rigobello (Gerente de Sustentabilidade do Grupo Votorantim); Marco Cavalcante (BNDES); Raquel (BNDES) e José Maximino Ferron (Gerente Geral Votorantim Metais Unidade Niquelândia).

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.