Chico Bastos faz o lançamento do livro que conta a história do ouro em nosso país com o apoio da Yamana

Com patrocínio exclusivo da companhia, a publicação resgata o ciclo do ouro no Brasil por meio de uma abordagem inovadora, que remonta às técnicas de mineração do Império Romano utilizadas em nosso país

Maracá livro ouroLançado no último dia 18, (sexta-feira), o livro que conta a história da mineração de ouro em Alto Horizonte e em Campinorte escrito pelo mineiro Chico Bastos. Além do lançamento do livro, foi proferiu duas palestras distintas para promover o lançamento do Livro “Ouro? Ouro! A construção do Brasil Brasileiro”, que retrata a história da mineração de ouro no Brasil em Estados como Minas Gerais; como São Paulo; e em Goiás, num passado mais recente. Com 40 anos de carreira, o escritor natural de Ouro Preto (MG), cidade que ostenta o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, Chico Bastos esteve nos dois municípios do Norte do Estado por iniciativa da Mineração Maracá quando, na ocasião, detalhou ter compilado informações de 150 obras diversas sobre o assunto até concluir o resumo de sua própria obra sobre o tema.

A Yamana Gold, detentora do Projeto Chapada em Alto Horizonte, foi a patrocinadora exclusiva para que Chico Bastos lançasse o livro através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Nas palestras, verdadeiras aulas de história da mineração de ouro intercaladas com a participação marcante de personagens que ajudaram no Descobrimento do Brasil, como Pedro Álvares Cabral, Chico Bastos detalhou a surpreendente ligação entre o Brasil Colonial e o Império Romano, que pode explicar a origem remota das técnicas de extração do ouro nas Minas Gerais no século 18.  Ao final do evento no auditório da Prefeitura de Alto Horizonte, a secretária de Educação da cidade; Elizabeth Leandro de Jesus; o gestor administrativo, João Onildo Silveira Machado; e o vice-prefeito Silvestre Rodrigues Fróis (PSDB); receberam 10 exemplares do imponente livro que serão usados nas escolas municipais e estaduais da cidade como elemento de contextualização da importância histórica da produção e beneficiamento do composto de ouro e cobre da Mineração Maracá com o desenvolvimento econômico e social do município de 5 mil habitantes.

No evento a Mineração Maracá esteve representada pelo gerente de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidades, Guilherme Araújo; e pela Analista de Relacionamento com as Comunidades, Josielle Padilha Silvestre.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.