IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira reúne produtores e especialistas em Hidrolândia

Evento apresentou resultados de pesquisas e fortaleceu a cadeia produtiva da jabuticaba no município, referência nacional na produção da fruta

A Emater Goiás realizou, nesta terça-feira (17/06), o IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira, em Hidrolândia. O evento teve como objetivo compartilhar os avanços das pesquisas sobre o cultivo da jabuticaba, fruta símbolo do município, e fortalecer toda a cadeia produtiva, promovendo conhecimento técnico para produtores rurais, empreendedores e representantes de instituições públicas.

Com safra concentrada entre os meses de setembro e novembro, a jabuticaba atrai visitantes de diversas regiões do país e impulsiona a economia local. Reconhecida nacionalmente pela excelência na produção da fruta, Hidrolândia conta atualmente com 128 pomares, reunindo cerca de 250 produtores cadastrados e uma área plantada de 254 hectares. São mais de 64 mil jabuticabeiras em produção, gerando, em média, 6 mil toneladas da fruta por ano.

Segundo o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o encontro reforça o compromisso da instituição com a geração e a difusão de conhecimento técnico voltado ao fortalecimento da agricultura familiar.

“A Emater é uma parceira histórica dos produtores de jabuticaba em Hidrolândia, contribuindo para a qualificação da produção, a ampliação dos canais de comercialização e a valorização da cadeia produtiva, que representa trabalho e renda para muitas famílias goianas. Aqui, o saber científico caminha lado a lado com o saber do campo, garantindo saúde e prosperidade para as jabuticabeiras”, afirmou.

Mais de 140 participantes, entre produtores, técnicos, empreendedores e autoridades prestigiaram o evento. Durante o encontro, especialistas compartilharam dados e orientações sobre a diversificação de propriedades com frutíferas, turismo rural aliado à economia criativa, manejo e conservação das jabuticabeiras, além de inovações tecnológicas aplicadas à produção e promoção comercial de frutíferas. O Sebrae também apresentou os procedimentos para a obtenção da Indicação Geográfica (IG) da Jabuticaba de Hidrolândia, iniciativa que promete agregar ainda mais valor à fruta no mercado nacional.

A coordenadora do evento, Dra. Maurízia de Fátima Carneiro, pesquisadora da Emater, comemorou os resultados da iniciativa:

“O encontro já se consolidou como um marco para a cultura da jabuticaba em Hidrolândia. A partir de agora, a cidade terá uma data anual de referência técnica para o setor, contribuindo diretamente para o aumento da produção, da comercialização e do conhecimento técnico sobre a fruta”, destacou.

Presente no evento, a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Carina Carvalho de Oliveira, ressaltou o impacto social do trabalho realizado pela Emater Goiás:

“A atuação da Emater junto aos produtores da região é essencial, principalmente no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pela Assistência Social. A capacitação oferecida agrega valor à produção da jabuticaba e gera mais renda para essas famílias. A jabuticaba transforma vidas”, afirmou.

Para o produtor e representante da associação de fruticultores locais, Marcos Paulo Batista, o evento reforça o reconhecimento e a valorização do trabalho dos produtores:

“A jabuticaba já está entre as frutas mais apreciadas pelos consumidores brasileiros. Encontros como este são importantes para a troca de experiências, atualização técnica e melhoria das práticas de cultivo, o que, sem dúvida, se reflete em mais produtividade e lucro para quem vive da terra”, declarou.

O IV Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira foi realizado por meio de uma parceria entre Emater Goiás, Instituto Federal Goiano (Campus Hidrolândia), Universidade Estadual de Goiás (Campus Palmeiras de Goiás), e a Prefeitura de Hidrolândia, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Turismo e Cultura.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

DATAGRO realiza pela primeira vez em Goiânia evento sobre Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão

Como marco da abertura da safra 25/26, conferência técnica da cadeia de grãos e fibras …

Terras Raras: Minaçu é a única cidade fora da Ásia a produzir em escala comercial quatro elementos essenciais

Minaçu (GO), conhecida pela extração de amianto, já atrai atenção do mundo após início da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.