Jacarés ainda vivem em lagoa de Porangatu 7 meses após ataque a criança

Cerca de 150 jacarés ainda vivem na Lagoa Grande, em Porangatu, mesmo após ataque de um dos animais contra uma criança de 1 ano e 8 meses. Episódio que ocorreu há 7 meses causou amputação de parte do braço do garoto e terminou com promessa da prefeitura do município quanto à remoção dos répteis até janeiro de 2022. O prazo que se encerraria nesta segunda-feira (31), entretanto, foi adiado para fevereiro. As informações são do Portal Mais Goiás.

De acordo com a engenheira ambiental Maristela Rodrigues, um dos motivos do adiamento da retirada dos jacarés foram as fortes chuvas que atingiram a cidade e impossibilitaram as operações. “Foi devido a chuva, né? As chuvas não deram trégua. Nosso objetivo é retomar as operações em fevereiro, pois existe a previsão de um período de estiagem maior”, afirmou em entrevista ao G1.

Segundo a Prefeitura de Porangatu, a expectativa é de que em fevereiro todos ou boa parte dos 150 jacarés sejam retirados da Lagoa Grande. Maristela explica que existem filhotes e ninhos com animais no local, que ainda irão eclodir. Ou seja, por mais que todos os jacarés adultos sejam removidos, novos animais podem aparecer e crescer no local. Com isso, novas operações seriam organizadas.

Conforme expõe a prefeitura, a retirada dos animais da Lagoa Grande necessita de uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o Ibama. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Porangatu informou que eles serão levados “a um local seguro, de forma a reinseri-los em seu habitat natural e assim, garantir a segurança de todos que utilizam a lagoa como atividade de lazer”.

Única operação para remoção dos jacarés da lagoa foi feita em julho
Em julho de 2021, a Prefeitura havia iniciado a primeira e única operação para remoção dos jacarés da Lagoa Grande. Na época, três dos 150 animais foram removidos. Além disso, foi feita a implantação de redes de proteção e placas de advertência no local onde o ataque aconteceu. O acesso à prainha também foi bloqueado.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Equatorial Goiás abre inscrições para programa de estágio com oportunidades em diversas áreas

Processo seletivo contempla cerca de 20 vagas imediatas para estudantes do ensino superior; inscrições vão …

Recorde de comissionados faz folha da Alego crescer R$ 11 milhões em 6 meses

As despesas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com a folha de pagamento tiveram acréscimo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.