A empresa Saneamento de Goiás (Saneago) está proibida de cobrar tarifa pelo serviço de abastecimento de água e de efetuar cortes no fornecimento da cidade de Barro Alto. O convênio entre a prefeitura e o órgão acabou há cinco anos e, depois disso, o corte de água na cidade é constante.
“Quando é por volta de 6h30 já não tem mais água. Por volta de meia-noite ou 1h que ela chega, isso quando chega”, conta a dona de casa Giovânia Cruz.
O comerciante José Maria dos Santos é dono de um supermercado e diz que, para manter a higiene do local, precisa encher vários tambores com água. “É um problema seríssimo, porque com limpeza não tem jeito, o banheiro então é o mais difícil. Sem água não tem como fazer nada.”
O problema já foi para a Justiça e uma ação civil pública foi proposta pela Associação Comercial e Industrial de Barro Alto (Aciaba) para tentar solucionar a situação. “Hoje nós temos 10 bairros na cidade. Na época em que foi o esse sistema de abastecimento, tínhamos dois. Hoje, o sistema não tem condições de abastecer o necessário. Desde 2006 ou 2007, nós nos perguntamos por que esse problema ainda não foi resolvido”, questiona a presidente da Aciaba, Tânia Gomes de Jesus.
O prefeito de Barro Alto, Luciano Lucena, alega que tem exigido que a Saneago se comprometa e expandir a captação e o fornecimento de água, além de melhorar a qualidade do serviço. “A Saneago é um problema sério em todo o Estado. Nós temos uma concessão vencida há cinco anos e a Saneago quer que eu assine uma concessão sem ter compromisso nenhum de investir”, afirma.
Decisão
A liminar, expedida pelo juiz Pedro Paulo de Oliveira, prevê ainda multa de 200 reais por dia caso haja descumprimento da decisão. “Isso está em caráter de liminar, por enquanto. A Saneago foi citada para responder o processo. Possivelmente vão juntar provas a respeito desses fatos e, posteriormente, vai ser lançada uma sentença para resolver essa situação”, explica o juiz.
Em nota, a Saneago disse que ainda não foi notificada oficialmente, mas, assim que isso acontecer, vai recorrer da decisão. A Saneago afirmou que vai marcar uma audiência com o prefeito de Barro Alto para apresentar o plano de saneamento para o município.