sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Lundin Mining promove treinamento simulado de segurança para barragem de mineração

Líderes da empresa destacaram que a barragem está segura e que o simulado é apenas medida preventiva que reforça a cultura de segurança

Da esquerda para a direita: Leonardo Costa Souto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alto Horizonte; Luiz Borges da Cruz, prefeito de Alto Horizonte; Ediney Drummond, o Diretor Presidente da Lundin Mining; Subtenente Graziella Carneiro, comandante do Corpo de Bombeiros; e Marcos Lewin, Diretor de Sustentabilidade da Lundin Mining.

A mineradora Lundin Mining promoveu nos dias 16 e 17 de abril, em Alto Horizonte (GO), exposição do plano de emergências, atividades de treinamento, simulação e mobilização tendo em vista testar os protocolos de segurança da barragem de rejeitos no município. Dois eventos foram destaque: o Seminário Orientativo e o Exercício Simulado Prático.

O Diretor Presidente da Lundin Mining, Ediney Drummond, fala sobre a importância do treinamento.

Participaram das atividades o Diretor Presidente da Lundin Mining, Ediney Drummond, Diretor de Sustentabilidade, Marcos Lewin, demais líderes da empresa e o prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz, a vice-prefeita Rosimeire Pacheco, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.

Exercício prático no parque de Exposições Agropecuárias de Alto Horizonte-GO, simulando situação de emergência na barragem de rejeitos. Na foto, o Engenheiro de Gestão de Riscos e Emergências, Juvenal de Morais Mendes Junior apresenta informações do mapa próximo à barragem, como parte do protocolo de segurança.

As iniciativas fazem parte do Plano de Atendimento a Emergências para Barragens de Mineração (PAEBM). No dia 16/04 aconteceu o Seminário Orientativo na Câmara Municipal de Alto Horizonte, quando foi apresentado o PAEBM com as melhores práticas e estratégias a serem seguidas em situação de emergência. Também foram discutidos os procedimentos a serem observados para aprimorar a segurança da barragem.

Equipe do PAEBM, moradores de Alto Horizonte-GO, representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e outras autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.

A representante da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, Capitã Miriam Lopes dos Reis Araújo, apresentou os Procedimentos de Evacuação a serem adotados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS). O objetivo foi orientar da melhor forma possível as comunidades locais sobre como proceder em eventual situação de emergência e garantir que todos os protocolos de atendimento fossem alinhados.

O exercício prático foi realizado no dia 17/04, no Parque de Exposições Agropecuárias de Alto Horizonte. Nesse caso, o objetivo foi simular uma situação de emergência com a barragem de rejeitos envolvendo a ativação e mobilização dos centros de operação de emergências, pessoal e recursos disponíveis, inclusive dos procedimentos de evacuação.

O propósito dessas ações práticas é treinar a equipe de emergência, testar a eficácia dos planos de contingência, bem como garantir uma resposta rápida e eficiente em potenciais situações reais de emergência. Os dirigentes da empresa frisaram que os eventos são preventivos e ressaltaram que a barragem de rejeitos da Lundin Mining está estável, segura e é operada de acordo com o projeto aprovado.

“Esses exercícios são importantes para treinar a equipe de emergência e testar a eficácia dos planos de contingência, a fim de garantir uma resposta rápida e eficiente em situações de crise”, destacou o Diretor Presidente da Lundin Mining Brasil, Ediney Drummond. Ele acrescentou ainda que “no nosso simulado prático temos oportunidade de testar todos os nossos controles e verificar se as nossas ações estão sendo efetivas”.

O Diretor de Sustentabilidade Marcos Lewin, conclui os trabalhos informando a todos os participantes que “o evento foi muito importante para demonstrar a segurança da nossa barragem e de todos os nossos controles, não há motivos para preocupação, pois o sucesso dos testes demonstram que nossos processos são eficazes para garantir a segurança de todas as pessoas”.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.