O governador Marconi Perillo abriu oficialmente na noite do dia 15, a 10ª Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), promovida pela Agepel. O evento aconteceu no Centro Cultural da cidade, que foi palco de atrações entre os dias 15 e 18 de dezembro.
O evento ofereceu 11 oficinas dedicadas não apenas a quem tem afinidade com o palco, mas também para aqueles que buscam na arte uma alternativa para conquistar a tão desejada qualidade de vida. É o caso, por exemplo, da Oficina de Risoterapia – Técnica de Equilíbrio e Palhaçaria para idosos, focada no bem-estar através do riso. Os oficineiros Dodô Giovanetti e Alexandre Hryhorczuk, da Cia Sinequanon, prometem ensinar aos inscritos técnicas de equilíbrio e relaxamento corporal, no tradicional Casarão.
A 10ª TeNpo promoveu ainda, uma oficina de Street Dance na Academia Corpus, ministrada por Lunna Gomes. A oficina incluiu técnicas de Street Dance, Free Stile Ragga e House. Dentre outras, a mostra ofereceu oficinas de contação de histórias, circo e mamulengo.
Na ocasião, o governador discursou sobre a importância do festival como foco à produção artística da região. “É um grande destaque dado à região Norte. Por isso, nosso intuito é não deixar que faltem incentivos nos próximos anos para que esta mostra continue a acontecer e trazer serviços de qualidade à população”. Marconi ainda ressaltou a intenção de que eventos culturais tradicionais do Estado sejam aprimorados a cada ano.
Ainda na solenidade de abertura, o presidente da Agepel, Gilvane Felipe, lembrou que Marconi sempre incentivou ações culturais do tipo, como o Fica, na cidade de Goiás, e o Canto da Primavera, em Pirenópolis. “Nosso objetivo é, ao lado do governador, trabalhar para que eventos como este cresçam a cada ano”, pontuou.
Fonte: Agecom