A aceitação natural pelo sistema capitalista de produção gera uma enorme quantidade de conflitos, disputas, concorrências e rivalidades na sociedade. Desse modo, até mesmo um governo de Esquerda torna-se apto a engendrar o arrefecimento em nome do capital.
A secularização tornando o homem cada vez mais duro e frio. E assim, é comum e frequente a adaptação da população à discórdia das disputas de classe. Ou seja, o sistema gera, infelizmente, a necessidade de inverter, por exemplo, a virtude da humildade pela busca da soberba e da arrogância. Logo, em pouco tempo a espiritualidade dos homens muda pra pior. E não existe alguma maneira de impedir tal deformação, pois é dela que surge a capacidade de sobrevivência.
Numa segunda parte do livro, há uma espécie de fusão de políticas direitistas e esquerdistas, pois de alguma maneira o Estado democrático torna-se soberano diante da sequência de governos das duas alas. E para isso a Direita precisa se humanizar, e a Esquerda precisa se consolidar, pois mesmo que a Direita assuma seu compromisso de progresso, ela precisa estar atenta às políticas de sustentabilidade desse novo século. E a Esquerda precisa de alguma maneira aproximar seu discurso e atuação com as necessidades da classe trabalhadora e das camadas mais simples da sociedade, como antes, sempre fora o seu emblema. É quando a Direita se aproxima dos mais pobres, é quando fatalmente surge o medo diante de um possível novo ditador.
O desequilíbrio entre a Direita e a Esquerda ameaça frequentemente o Estado democrático no Brasil. E assim estamos sempre numa espécie de guerra sócio-política em que a prata é jogada no ar constantemente. Ou o Brasil torna-se internacionalizado ou torna-se militarizado. Desse modo, precisa-se, sim, de um Estado forte, mas com uma democracia também forte.
Livros já publicados: Invisível – Ensaio sobre a existência de Deus através da razão pela editora Pandorga, Superegos pela Mundo Editorial, Janelas Nocivas pela editora Pandorga, O Guitarrista pela Agbook, Versos Heroicos – Corinthians pela Agbook, Versos Heroicos – Flamengo pela Agbook.