Megaprojeto de Ferrovia cria corredor de exportação, que passa por Campos Verdes (GO)
Complexo de ferrovias orçado, inicialmente, em R$ 23 bilhões vai ligar Centro-oeste do Brasil ao litoral capixaba, para escoar produção de grãos
O jornal Estado de Minas Gerais destacou nesta última terça-feira (08/03), uma matéria sobre o Projeto do grupo Petrocity, conglomerado da área logística, que criará um complexo ferroviário ligando o Centro-Oeste brasileiro, partindo da cidade de Campos Verdes (GO), ao porto de São Mateus, no Espírito Santo, cortando 58 municípios goianos e mineiros. O planejamento é atender também à produção mineral e siderúrgica do Vale do Aço. A iniciativa favorece o escoamento de diferentes produtos, em especial grãos e minérios destinados ao mercado internacional.
O investimento previsto no empreendimento ferroviário é estimado em R$ 23 bilhões, com a perspectiva de chegar a R$ 30 bilhões, considerando-se as obras de implantação do porto de São Mateus. O complexo será viabilizado pela iniciativa privada, a partir de concessões feitas pela União, por meio do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O grupo Petrocity mantém negócios nos ramos de energia, ferrovia, porto, navegação e gás. A partir da assinatura dos contratos com o governo federal, a empresa terá 10 anos para conclusão das obras e início da operação da infraestrutura ferroviária. O presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, informou ao Estado de Minas que estão sendo elaborados os projetos de licença ambiental necessários para as obras. O grupo contratou empresas especializadas para elaboração dos projetos de engenharia e os traçados dos trilhos, que terão bitola mista. “Todos os custos estão sendo bancados pelos investidores”, afirmou.
Dentro do megaprojeto, Minas Gerais vai abrigar três trechos do modal de transporte por trilhos. O estado será cortado pela EF 033, a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, considerada a “espinha dorsal” do complexo ferroviário, que vai ligar Brasília (DF) a São Mateus (ES), com 1.300 quilômetros de extensão.
Para garantir o transporte de cargas da região do Centro-Oeste até o porto do litoral capixaba, passando por Minas Gerais, o complexo ferroviário do Grupo Petrocity terá mais dois trechos. Um deles vai ligar Unaí a Campos Verdes (GO), chamado Planalto Central; e o outro seguirá de Corumbá de Goiás e Anápolis, este último dentro do território goiano. O grupo investidor assinou contratos de autorização com o Ministério da Infraestrutura abrangendo a implantação e exploração de 2.100 quilômetros de novos trilhos.
Emprego e renda
O novo complexo ferroviário do Centro-Oeste ao litoral do Espírito Santo deve gerar 5 mil empregos durante as obras de construção das linhas férreas. A perspectiva da Petrocity é de criar milhares de outros empregos durante a operação logística, segundo José Roberto Barbosa da Silva, responsável pelo projeto.
O executivo detalhou o projeto de infraestrutura logística a ser viabilizado com recursos da iniciativa privada durante as audiências públicas realizadas em Montes Claros, no Norte de Minas, e Unaí, no Noroeste. Previstas como condicionantes dentro dos processos de concessão de exploração de serviços, as reuniões contaram com a presença de autoridades municipais, dirigentes de entidades de classe, empresários, deputados, vereadores e outros representantes da sociedade civil.
Segundo José Roberto Silva, o megaprojeto no modal de transporte tem investidores nacionais e estrangeiros e não demandará recursos oriundos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O brasileiro estava acostumado com obras feitas somente com recursos públicos, à base do ‘eu só acredito se tiver dinheiro do governo, do BNDES’. Agora, isso acabou. Hoje, lá fora, tem os fundos. Há os grandes investidores financeiros. Temos bancos nacionais e internacionais que participam de investimentos em infraestrutura a partir do momento em que haja segurança em se investir em projetos que efetivamente apresentam uma segurança no retorno e nos prazos a serem cumpridos”, destacou.
Com informações do Jornal Estado de Minas
Foto: Lanuzio Vicente (Jornal Imprensa do Cerrado)
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