O Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, por meio da Mineração Maracá Indústria e Comércio (MMIC), implementou o Programa Cultural Cineco, em Alto Horizonte e Nova Iguaçu de Goiás.
A analista de Relacionamento com Comunidades da Mineração. Maracá, Josielle Padilha Silvestre, disse que o Programa Cultural Cineco é um projeto de cinema que foi fixado nos municípios de Alto Horizonte e Nova Iguaçu de Goiás. “Uma banca de revista revestida com material reciclado, foi transformada em cinema, por isso leva o nome de Cineco, que significa cinema e ecologia. Esse presente é para a comunidade de Alto Horizonte e Nova Iguaçu de Goiás e será administrado pela Secretaria Municipal de Educação, e vai atender toda comunidade interessada em participar do projeto, para isso, basta agendar com a Secretaria Municipal da Educação”, explica Josielle.
O prefeito de Alto Horizonte, Oildo Silveira (PP), que prestigiou a inauguração do Cineco no município, agradeceu a Mineração Maracá por mais essa ação. “Esse projeto trará bons frutos para os nossos alunos e toda a nossa comunidade”, destaca.
O espaço conta com acervo de 200 filmes em DVD escolhidos pela escola, disponibilizados gratuitamente para a comunidade, como suporte para a educação e entretenimento. Durante a inauguração em Nova Iguaçu, foi exibido o filme, O Auto da Compadecida com som e imagem em alta definição.
A diretora da Creche Municipal Primeiros Passos, de Nova Iguaçu de Goiás, Maria Telma Gonçalves, falou da importância do cinema para a educação das crianças do município. “Esse projeto vai ser muito importante pra nós, porque tem muitos filmes educativos que vão ajudar no desenvolvimento intelectual das nossas crianças”, disse.
Em Alto Horizonte, o Cineco está funcionando no Centro Educacional Professor Divino Bernardo Gomes e em Nova Iguaçu, na Creche Municipal Primeiros Passos.
O instituto Educare foi o criador desse projeto e a Yamana Gold, juntamente com o Instituto Yamana de Desenvolvimento Sócio Ambiental patrocinou o programa através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Rouanet.