quarta-feira , 5 novembro 2025

Mineração Serra Verde e Engie Brasil Energia atuam juntas em revitalização de nascentes de Goiás

Atividade é parte do Projeto Ser Natureza e tem acompanhamento do Ministério Público Estadual

A Mineração Serra Verde, a Engie Brasil e a Prefeitura Municipal de Minaçu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Seduc), promoveram na última quinta-feira (15/09), o plantio de 350 mudas nativas do Cerrado. O evento, além de celebrar o Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, reforçou a união dos setores público e privado ao retomar o projeto Ser Natureza. A atividade tem como principal objetivo revitalizar as nascentes do Córrego Corrente e dos rios Bonito, Água Boa, e mais recentemente, o Cana Brava. O trabalho conta ainda com o apoio do Ministério Público Estadual, sob o acompanhamento do promotor Renato Teatini de Carvalho, membro da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Minaçu.

O plantio das mudas — que ocorreu em volta de uma nascente localizada cerca de 20km de Minaçu, — contou com a participação de 60 alunos do Colégio Estadual Antônio Albino Ferreira e da Escola Municipal Maura Coelho Barros. A ação de educação ambiental pretende sensibilizá-los e torná-los multiplicadores da importância de preservar nascentes.
Comprometida com os mais altos padrões internacionais de ESG, a empresa contribui com a conclusão desse trabalho, pois beneficia toda a comunidade de Minaçu. Espera-se que o mesmo modelo de cooperação seja mantido para as ações do projeto, previstas para 2023, que terão como foco o Rio Cana Brava. Segundo Herta Torres, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Serra Verde, a empresa permanecerá integrada ao modelo de cooperação estabelecido pelo projeto. “Isso é fator de sucesso da iniciativa, que, além de recuperar nossas nascentes, contribui consequentemente para a preservação das nascentes para toda a população.”

Presente no evento, Renato Teatini, promotor do Ministério Público, afirmou que iniciativas de educação ambiental são mais eficazes que a responsabilização do problema. “Ação conjunta é muito importante. Os adolescentes replicam o conhecimento para outros colegas e familiares. Iniciativas como essa tem todo apoio do Ministério Público”, pontuou o promotor.

Desde sua criação, em 2014, o projeto Ser Natureza já revitalizou cerca de 58 nascents, sendo 14 no Rio Água Boa e Córrego Corrente e 44 na bacia do Rio Bonito. De acordo com Simone Gonçalves, analista ambiental da Engie Brasil Energia, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Cana Brava, a ideia é recuperar mais 12 nascentes já mapeadas de modo a finalizar o processo nas principais nascentes no Rio Bonito ainda em 2022.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Lundin Mining Brasil inicia operação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em Alto Horizonte

Nova estrutura reforça o compromisso da empresa com o meio ambiente, a gestão responsável da …

Lançamento do Projeto “Energias da Floresta” e assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Aneel e IEMA serão realizados nesta quinta-feira (30/10)

Evento marca lançamento do projeto de Sandbox Regulatório Energias da Floresta A Agência Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.