Mineração Serra Verde e Engie Brasil Energia atuam juntas em revitalização de nascentes de Goiás

Atividade é parte do Projeto Ser Natureza e tem acompanhamento do Ministério Público Estadual

A Mineração Serra Verde, a Engie Brasil e a Prefeitura Municipal de Minaçu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Seduc), promoveram na última quinta-feira (15/09), o plantio de 350 mudas nativas do Cerrado. O evento, além de celebrar o Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, reforçou a união dos setores público e privado ao retomar o projeto Ser Natureza. A atividade tem como principal objetivo revitalizar as nascentes do Córrego Corrente e dos rios Bonito, Água Boa, e mais recentemente, o Cana Brava. O trabalho conta ainda com o apoio do Ministério Público Estadual, sob o acompanhamento do promotor Renato Teatini de Carvalho, membro da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Minaçu.

O plantio das mudas — que ocorreu em volta de uma nascente localizada cerca de 20km de Minaçu, — contou com a participação de 60 alunos do Colégio Estadual Antônio Albino Ferreira e da Escola Municipal Maura Coelho Barros. A ação de educação ambiental pretende sensibilizá-los e torná-los multiplicadores da importância de preservar nascentes.
Comprometida com os mais altos padrões internacionais de ESG, a empresa contribui com a conclusão desse trabalho, pois beneficia toda a comunidade de Minaçu. Espera-se que o mesmo modelo de cooperação seja mantido para as ações do projeto, previstas para 2023, que terão como foco o Rio Cana Brava. Segundo Herta Torres, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Serra Verde, a empresa permanecerá integrada ao modelo de cooperação estabelecido pelo projeto. “Isso é fator de sucesso da iniciativa, que, além de recuperar nossas nascentes, contribui consequentemente para a preservação das nascentes para toda a população.”

Presente no evento, Renato Teatini, promotor do Ministério Público, afirmou que iniciativas de educação ambiental são mais eficazes que a responsabilização do problema. “Ação conjunta é muito importante. Os adolescentes replicam o conhecimento para outros colegas e familiares. Iniciativas como essa tem todo apoio do Ministério Público”, pontuou o promotor.

Desde sua criação, em 2014, o projeto Ser Natureza já revitalizou cerca de 58 nascents, sendo 14 no Rio Água Boa e Córrego Corrente e 44 na bacia do Rio Bonito. De acordo com Simone Gonçalves, analista ambiental da Engie Brasil Energia, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Cana Brava, a ideia é recuperar mais 12 nascentes já mapeadas de modo a finalizar o processo nas principais nascentes no Rio Bonito ainda em 2022.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Grupo Equatorial orienta consumidores sobre a nova Tarifa Social de Energia para famílias de baixa renda

Medida Provisória 1300/2025 entra em vigor a partir de 5 de julho e deve beneficiar …

Prefeitura de Uruaçu apresenta ações concretas em defesa dos animais

Decisões foram tomadas durante audiência pública que ouviu a opinião de representantes de diversos segmentos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.