O secretário de Infraestrutura, Danilo de Freitas, acompanhado do ministro dos Transportes, Paulo Passos, vistoriou no último dia 5, as obras de construção do ramal sul da Ferrovia Norte-Sul, em Santa Helena de Goiás, na Região Sudoeste do Estado. O trabalho se estendeu às obras de duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, numa extensão de 316 quilômetros. Também estiveram presentes o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe; o diretor regional da autarquia federal, Handerson Cabral Ribeiro, e o engenheiro da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Cléter Pereira.
Segundo o secretário Danilo de Freitas, as duas obras são de fundamental importância para o desenvolvimento de Goiás. “O ramal sul da Ferrovia Norte-Sul vai conectar o Norte do Brasil, importante produtor de minérios, carnes e grãos ao Sudeste, o maior mercado consumidor brasileiro, passando por terras goianas”, relatou. Ele lembrou também que o próprio Estado de Goiás será beneficiado diretamente, ao ganhar dois importantes modais de transporte, mais modernos e seguros, que vão fazer a produção goiana chegar ao mercado interno e aos portos, de onde segue para exportação.
Danilo de Freitas também reforçou ao ministro do Transportes, Paulo Passos, o interesse do Governo do Estado em intensificar a parceria com Brasília, conforme manifestou o governador Marconi Perillo. “É preciso deixar de lado as diferenças políticas e trabalhar em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população. É isso que temos feito e é esse tipo de posicionamento que queremos continuar tendo”, observou.
O ramal sul da Ferrovia Norte-Sul é o prolongamento da via férrea que nasce em Açailândia (MA) e vai até Anápolis (GO), num total de 1.440 quilômetros. Da cidade goiana, a ferrovia segue até Estrela d’Oeste (SP), num percurso de 682 quilômetros, que estão sendo construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, por meio da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A.
O ministro dos Transportes cobrou o avanço mais célere das obras a fim de que seja cumprido o prazo previsto de entrega deste lote da ferrovia no trecho, que é junho de 2014. Ele lembrou que o cenário econômico do País para este ano é favorável para que as obras deslanchem, e garantiu apoio do governo federal para que o cronograma seja cumprido, uma vez que já se encontra em fase de licitação a compra dos trilhos para a estrada de ferro.
Paulo Passos enumerou ainda as vantagens econômicas da ferrovia na região que ela atravessa, além de enfatizar a sua importância social, ao gerar 36,7 mil empregos no ano passado e outros 30 mil em 2013 que, em sua opinião, será um “marco no desenvolvimento da obra”, cujos trabalhos já foram concluídos em 30%. Paulo Passos crê na entrega da ferrovia neste lote (250 km de extensão) no prazo estipulado porque não houve nenhum tipo de problema referente a licenciamentos ambientais, que usualmente provocam atraso nas obras de grande vulto.