Conforme a polícia, na maioria dos casos ele fazia um agendamento de transferência via PIX e editava o documento para dar aparência de pagamento imediato.
A Polícia Civil (PC) através da Delegacia de Polícia e do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Uruaçu, cumpriu nesta terça-feira (12), um mandando de prisão preventiva expedido em desfavor de Hiago Mendonça de 26 anos, suspeito de aplicar golpes em distribuidoras de bebidas mediante o golpe do falso PIX. O suspeito adquiria bebidas de alto valor, cigarros e refeições e, em seguida, simulava o pagamento apresentando um comprovante de PIX falso.
Na maioria dos casos, o suspeito realizava um agendamento de transferência via PIX e editava o documento para dar aparência de pagamento imediato. Com a repetição da fraude, ao menos três comerciantes locais identificaram o golpe sofrido e registraram ocorrência junto à PC, apontando o investigado como suposto estelionatário.
Após representação da autoridade policial junto ao Poder Judiciário, a prisão preventiva do suspeito foi decretada para salvaguardar a ordem pública, em função da reiteração de crimes da mesma natureza. O suspeito foi preso em São Luiz do Norte, sendo recolhido ao sistema prisional à disposição da Justiça. O inquérito policial será concluído no prazo legal e enviado ao Poder Judiciário.
A divulgação da imagem e qualificação do preso foi procedida nos termos da Lei nº 13.869/2019 e da Portaria nº 547/2021 – PC, conforme Despacho do(a) Delegado(a) de Polícia responsável pelo inquérito policial, de modo que a publicação de sua imagem possa auxiliar no surgimento de novas vítimas e testemunhas que façam seu reconhecimento.