quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow
Centenas de cavaleiros e amazonas se reune todos os anos, para percorrerem montado, cerca 45 km até o povoado do Muquém

Prefeitura de Niquelândia promove a 12ª Cavalgada Rumo ao Muquém

O evento contará com a participação da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio, o público estimado é de 30 mil pessoas

Centenas de cavaleiros e amazonas se reunem todos os anos na cidade de Niquelândia, para o percurso de 45 km até o povoado do Muquém

A Prefeitura Municipal de Niquelândia por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promove a 12ª Cavalgada Rumo ao Muquém nos dias 2 e 3 de junho. A saída será a partir do Posto Canoeiro, com celebração de uma missa, a parada para almoço será na Fazenda do Divino, na placa do Mosquito, e para o pouso os cavaleiros seguirão para a Fazenda do Alemão onde assistirão o show com Teodoro e Sampaio. Neste local os cavaleiros também poderão contar com estrutura de bares e de uma tenda com comidas típicas. O público estimado para este evento é de cerca de 30 mil pessoas.

O Objetivo deste evento é aquecer o comércio local no município, neste período o comércio vende mais artigos de vestuário, produtos do meio rural e gastronômico. Além da geração de renda, há grande divulgação do turismo local para outros municípios.

Para o prefeito Ronan Batista este evento tem como finalidade preservar a cultura local, pois já é a 12ª festa realizada para os cavaleiros do município e de outras cidades que todos os anos estão aqui. “Os cavaleiros mantêm os animais durante todo o ano para que nesta data realizem a trajetória rumo ao Muquém. Essa é uma forma de resgatar a cultura goiana”, afirmou.

A secretária municipal de Turismo e Cultura Priscila Jane Madureira ressaltou que as expectativas para este evento são as melhores possíveis. “Entramos em contato com as comitivas de outras cidades e foram confirmadas 15 cidades do Norte e  Sudeste Goiano. Vamos contar com uma comitiva maciça de Rio Verde e de Silvânia que já acompanha o evento há algum tempo”, destacou.

Quanto à divulgação do evento, Priscila Jane lembra que a partir da semana que vem haverá a transmissão do evento em forma de propaganda no Globo Rural, da rede Globo, o que acontece há quatro anos. “A cavalgada também será divulgada nos outdoors próximos ao Shopping Flamboyant em Goiânia para que seja dada uma maior visibilidade no âmbito Goiás, porque em Brasília o evento já é bem reconhecido”, afirmou.

A cavalgada de Niquelândia foi considerada em 2010 pelo Rank Brasil a maior do país, na categoria extensão, perdeu apenas para o Rio Grande do Sul. Nessa competição é avaliado o maior número de cavaleiros foi realizado a contagem de 2.500 cavaleiros descendo a Avenida Brasil. Esse tipo de reconhecimento faz com que a cidade ganhe notoriedade de ordem nacional. No site www.rankbrasil.com.br constam as maiores cavalgadas do Brasil, onde Niquelândia está inserida. Por meio deste site os cavaleiros se informam sobre esses eventos, afim de formarem as comitivas.

 Show com Teodoro e Sampaio

A escolha da dupla Teodoro e Sampaio foi feita por meio do critério em selecionar cantores que resgatam a cultura do sertanejo raiz. Apesar de muitos cavaleiros jovens preferirem cantores mais recentes, a secretaria de Turismo explica a escolha dos cantores. “Enxergamos que o público da cavalgada é um público tradicional, de pessoas mais maduras, que preferem o sertanejo raiz. É preciso respeitar aquele cavaleiro e aquela Amazônia que participa da cavalgada há muito tempo, por isso cultuamos o tradicionalismo”. Mas para atender também as expectativas do público jovem, após o show com a dupla sertaneja haverá a balada sertaneja, com músicas mais atuais, com a presença de dois DJs. 

Quanto aos investimentos para realização da cavalgada, a secretaria de Turismo e Cultura, Priscila Madureira revela que desde o mês de março estão negociando os valores para que a festa não saísse tão onerosa. “Sempre tentamos usar a estrutura realizada em anos anteriores para não precisar realizar novas contratações”.

A Cavalgada de Niquelândia também conta com o apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os alunos de Turismo divulgam a festa de forma demonstrativa e informativa sobre a cultura da cidade e de Goiás.

Por: Luciana Barosa

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.