Profissionais do agro goiano recebem homenagem pelo Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado em 12 de outubro

Reconhecimento foi concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em consideração ao trabalho que tem impulsionado a economia e desenvolvimento do Estado
Em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, celebrado em 12 de outubro, 102 profissionais da área receberam homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A homenagem foi realizada no Plenário Iris Rezende, durante sessão solene especial, por iniciativa do deputado estadual e presidente da Casa, Bruno Peixoto – requerimento aprovado por unanimidade pelos deputados do Estado.
“Vocês trabalham, literalmente, para alimentar o País. Hoje, prestamos uma homenagem justa e necessária para mostrar que a Alego os valoriza”, ressaltou Peixoto, durante a solenidade. Foram homenageados representantes de 42 municípios que estiveram presentes na solenidade.
Entre os representantes da categoria, o primeiro a discursar foi o engenheiro agrônomo e ex-superintendente de Produção Rural Sustentável da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Donalvam Maia. Ele, que hoje é CEO da Fox Grãos, parabenizou os colegas pelo papel que exercem para a economia e segurança alimentar e ressaltou a importância da valorização do profissional engenheiro agrônomo. “Esse profissional é o grande operador do agro forte do nosso Estado, gerando renda, produzindo alimento, emprego e riquezas para Goiás, nos 246 municípios”, destacou.
A presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), Cristiane Rodrigues, falou na sequência e destacou a cooperação e a excelência profissional que caracterizam essa comunidade, ressaltando a importância do trabalho em equipe para impulsionar o desenvolvimento sustentável. “São profissionais que fazem com que o agro seja esta grande potência em Goiás”, declarou.
Representando professores e pesquisadores da área homenageados, a Dra. Abadia dos Reis Nascimento, enfatizou a relevância da pesquisa e do ensino na contínua evolução do setor agrícola em Goiás. Ela fez, ainda, um resgate da relevância deste profissional para o desenvolvimento do Estado e uma reflexão: “ser engenheiro agrônomo é ser forte, é ser trabalho, é ser esperança. É ser terra, água e ar. Somos dúvidas e somos certeza. É com muita satisfação que falamos: somos engenheiros e engenheiras agrônomos”.
O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado, no Brasil, em celebração à regulamentação da profissão, estabelecida pelo Decreto nº 23.196, de 12 de outubro de 1933. O profissional é responsável por diversas atribuições ligadas diretamente ao planejamento, coordenação e execução de atividades que permeiam a prática agrícola, sendo um dos grandes responsáveis pelo sucesso do agronegócio no País.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Mesa Diretora da Câmara de Mara Rosa toma posse para o exercício de 2026

Na noite desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, foi realizada a solenidade de posse …

Campos Verdes de Goiás comemora 38 anos de emancipação com festa, investimentos e anúncio de novos benefícios

Campos Verdes de Goiás celebrou, no último dia 30, seus 38 anos de emancipação político-administrativa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.