quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Programa pela Valorização da Educação é realizado pelo segundo ano consecutivo em Uruaçu

Sob coordenação do Legado Verdes do Cerrado, programa oferece formação continuada para profissionais da rede municipal de ensino

O munícipio de Uruaçu, no norte goiano, é novamente beneficiado por ações de incentivo à melhoria da educação. O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é realizado na cidade pelo segundo ano consecutivo, com a promoção de ações de formação continuada para profissionais da rede municipal de ensino, além de atividades de mobilização social.

Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é realizado há mais 10 anos no município de Niquelândia pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Em Uruaçu, o PVE iniciou as atividades em 2018 sob coordenação do Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, de propriedade da CBA.

Segundo o supervisor socioambiental do Legado Verdes do Cerrado, Giuliano Borges, o PVE já proporcionou melhorias à Uruaçu logo no primeiro ano de realização. Entre as ações promovidas, estão contação de histórias nas escolas, atividades com quilombolas, reforma de escola, incluindo construção de área de recreação e plantio de mudas, além de consultoria e capacitação de professores, diretores e coordenadores na área de gestão.

“Manter o programa no município é a nossa contribuição para o Norte de Goiás. Por meio do PVE, a CBA e o Legado Verdes do Cerrado pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas, alavancando o desenvolvimento da região”, ressaltou Giuliano Borges.

Acompanhamento da Aprendizagem

O PVE é realizado em quatro Ciclos de Atividades, por meio da frente de Fortalecimento da Gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Outra frente é a de Mobilização Social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade.

No 1º Ciclo de Atividades, em Uruaçu, foram levantados os desafios e oportunidades de melhorias nos processos de gestão das escolas. As ações envolveram diretamente 36 profissionais, que atuam junto a 13 escolas com 2.700 alunos. Segundo a secretária municipal de Educação de Uruaçu, Claudineia Braz Theodoro, em 2019 as ações são realizadas sob o tema: Acompanhamento da Aprendizagem.“Já debatemos sobre as ferramentas para o acompanhamento de aprendizagem e montaremos equipes de colaboradores para, a partir das necessidades identificadas de aprendizado, aprimorarmos a metodologia de ensino. Além disso, também oferecemos formação continuada para os professores, orientados pelo PVE”, explicou Claudineia.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Valmir Pedro faz visita técnica às obras da Sociedade Lar da Criança

A visita aconteceu no último dia 18, onde o prefeito Valmir Pedro, acompanhado de diversas …

Valmir Pedro entrega nova frota de veículos

Os benefícios entregues chegam a quase R$ 2 milhões e vão atender o Transporte Escolar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.