O munícipio de Uruaçu, no norte goiano, é novamente beneficiado por ações de incentivo à melhoria da educação. O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é realizado na cidade pelo segundo ano consecutivo, com a promoção de ações de formação continuada para profissionais da rede municipal de ensino, além de atividades de mobilização social.
Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é realizado há mais 10 anos no município de Niquelândia pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). Em Uruaçu, o PVE iniciou as atividades em 2018 sob coordenação do Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, de propriedade da CBA.
Segundo o supervisor socioambiental do Legado Verdes do Cerrado, Giuliano Borges, o PVE já proporcionou melhorias à Uruaçu logo no primeiro ano de realização. Entre as ações promovidas, estão contação de histórias nas escolas, atividades com quilombolas, reforma de escola, incluindo construção de área de recreação e plantio de mudas, além de consultoria e capacitação de professores, diretores e coordenadores na área de gestão.
“Manter o programa no município é a nossa contribuição para o Norte de Goiás. Por meio do PVE, a CBA e o Legado Verdes do Cerrado pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas, alavancando o desenvolvimento da região”, ressaltou Giuliano Borges.
Acompanhamento da Aprendizagem
O PVE é realizado em quatro Ciclos de Atividades, por meio da frente de Fortalecimento da Gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Outra frente é a de Mobilização Social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade.
No 1º Ciclo de Atividades, em Uruaçu, foram levantados os desafios e oportunidades de melhorias nos processos de gestão das escolas. As ações envolveram diretamente 36 profissionais, que atuam junto a 13 escolas com 2.700 alunos. Segundo a secretária municipal de Educação de Uruaçu, Claudineia Braz Theodoro, em 2019 as ações são realizadas sob o tema: Acompanhamento da Aprendizagem.“Já debatemos sobre as ferramentas para o acompanhamento de aprendizagem e montaremos equipes de colaboradores para, a partir das necessidades identificadas de aprendizado, aprimorarmos a metodologia de ensino. Além disso, também oferecemos formação continuada para os professores, orientados pelo PVE”, explicou Claudineia.