segunda-feira , 26 fevereiro 2024
Home » Cidades » Niquelândia » PVE conclui atividades de 2023 em Niquelândia com ações em prol da educação

PVE conclui atividades de 2023 em Niquelândia com ações em prol da educação

Realizado pela CBA no município, programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) auxilia no aprimoramento da gestão educacional e escolar da rede municipal de ensino e estimula a participação comunitária

Consultorias especializadas para profissionais da rede municipal de ensino de Niquelândia contribuíram para a Secretaria Municipal de Educação aprimorar a gestão e instituir práticas mais objetivas para melhorar a aprendizagem dos alunos e alunas da região. Uma transformação que foi possível pelo trabalho contínuo do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), que está presente no município desde a sua criação, em 2009, o que faz da cidade goiana uma das localidades brasileiras com mais tempo de atuação da iniciativa realizada pela CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, em parceria com o Instituto Votorantim.

Em mais de uma década em Niquelândia, o PVE impulsionou a Secretaria Municipal de Educação a obter importantes resultados em indicadores nacionais, apoiando a pasta também para solucionar problemas que mudaram a rotina de gestores(as), professores(as), pais, tutores e alunos(as), como na pandemia do Covid-19. Neste ano, os trabalhos executados com o apoio do PVE deram continuidade às demandas identificadas no diagnóstico realizado em 2022: a redução da evasão escolar e a alfabetização na idade certa no Ensino Fundamental.

Para atingir esses objetivos, que foram detalhados em um planejamento estratégico com vigência até o final de 2023, a consultoria do PVE realizou reuniões virtuais com as equipes que atuam nas frentes de Gestão Educacional, formada por membros da Secretaria Municipal de Educação e de Gestão Escolar, composta por diretores escolares e coordenadores pedagógicos. Nos encontros, as equipes definiram para o ano letivo ações prioritárias como:  recomposição das aprendizagens, acompanhamento do desempenho dos(as) estudantes por meio de análises de resultados obtidos em avaliações internas e externas, formação continuada para professores(as) e busca ativa escolar.

O secretário municipal de Educação, Wesley Campos, afirma que o trabalho consecutivo do PVE ao longo dos anos foi essencial para superar os desafios e continuar persistindo na evolução da qualidade da educação. “Temos a certeza de que estamos no caminho certo, em busca de uma Educação cada vez melhor para nossa comunidade e, sem sombra de dúvidas, o PVE tem contribuído para esse avanço em Niquelândia”, afirma Wesley.

Mobilização Social

Atualmente, o PVE impacta positivamente mais de 3 mil alunos, em 17 unidades educacionais e 3 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O programa abrange também mais de 280 professores(as), além de gestores(as), diretores(as) escolares, e coordenadores(as) pedagógicos. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano e, além das ações desenvolvidas por meio das frentes de Gestão Educacional e de Gestão Escolar, o PVE realiza projetos voltados ao engajamento da população, por meio da frente de Mobilização Social, que conta com a atuação de membros da comunidade, entidades e escolas.

Em 2023, a frente de Mobilização Social do PVE contribuiu para reforçar o vínculo entre as escolas e as famílias dos alunos, uma ação também prioritária no planejamento estratégico da rede municipal de ensino. Entre os projetos realizados, destaca-se o Futpais, evento esportivo com partidas de futsal disputadas por times formados por alunos(as), familiares, funcionários(as) das escolas e comunidade. Em sua segunda edição, o Futpais contou com 16 partidas e reuniu neste ano mais de 1.200 pessoas.

A Mobilização Social do PVE promoveu ainda a GincaNíquel, uma competição pedagógica que envolveu escolas das zonas urbana e rural do município, com a participação de 200 pessoas, entre alunos e alunas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e pais dos(as) estudantes. Outra ação da frente de Mobilização Social foi o projeto de contação de histórias nos ônibus escolares e divulgação dos trabalhos de engajamento com a comunidade no Josephina’s – Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa.

“A consistência na realização do PVE em Niquelândia foi fundamental para a educação municipal amadurecer a cada ano, mantendo o foco na formação continuada dos(as) profissionais e no aperfeiçoamento dos processos educacionais e escolares para oferecer um ensino de qualidade aos alunos(as). Isso foi possível porque a confiança no programa, desde o princípio, por parte da Secretaria de Educação e de todos(as) os(as) profissionais da rede municipal de ensino, assim como da comunidade, foi fundamental para que as soluções apresentadas pelo PVE fossem de fato executadas para que as mudanças acontecessem. É um orgulho para nós essa parceria de longa data e ficamos felizes de ter apoiado o município a construir uma trajetória que continuará produzindo frutos muito positivos”, afirma o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Gomes.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Equatorial Goiás entrega reforma de 9 agências de atendimento

A Equatorial Goiás entregou em 2023 a reforma de 9 agências de atendimento no Estado. ...

Anglo American desenvolve programa de saúde em municípios anfitriões em Goiás

Iniciativa já capacitou, até o momento, cerca de 400 profissionais das secretarias de saúde, educação ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.