quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Queimada em lixão clandestino provoca interrupção no fornecimento de energia para seis municípios

Linha da subestação Iporá/Israelândia é danificada pelo fogo e deixa mais de 8 mil clientes afetados pelo incidente

Parte da rede de distribuição da Equatorial Goiás sofreu danos no último sábado, dia 4, devido a uma queimada em um lixão clandestino localizado próximo da Linha de Distribuição de Alta Tensão que abastece a Subestação Iporá/Israelândia. O incêndio foi registrado por volta do meio-dia e provocou o rompimento de cabos, interrompendo o fornecimento de energia para os municípios de Israelândia, Jaupaci, Fazenda Nova, Moiporã, Piloândia e Moiporá.

Inicialmente, quase nove mil clientes foram afetados. Por meio de manobras telecomandadas manuais, as equipes da concessionária conseguiram restabelecer a energia para a maioria dos clientes afetados em um curto período de tempo. Duas horas após o incidente, 97,5% dos consumidores tiveram o fornecimento restabelecido. A situação foi completamente normalizada ainda na tarde do sábado. “Assim que identificamos a interrupção do fornecimento de energia, nossas equipes foram mobilizadas imediatamente para avaliar a situação e iniciar os procedimentos de reparo. Por meio de ações rápidas e coordenadas, conseguimos minimizar os impactos para os clientes afetados e restaurar o serviço o mais rápido possível”, afirmou o Superintendente da Equatorial Goiás na região sudoeste, Adriano Coloni.

Vale ressaltar que o local onde o lixão está situado faz parte da faixa de servidão. A faixa de servidão é uma área de segurança reservada para a operação e manutenção das linhas de transmissão. O domínio desta área permanece com o proprietário, porém com restrições de uso, sendo proibida a prática de queimadas, construção, plantação ou qualquer ação que possa obstruir as linhas.

O incêndio no lixão clandestino, aparentemente provocado por moradores da região, levanta preocupações com os riscos dessas ações criminosas e a prevenção de futuros incidentes. Até o momento, os responsáveis pelo ocorrido não foram identificados. A Equatorial pede o apoio da população para identificar os envolvidos, tornando possível responsabilizá-los pela ação e regularizar o local.

A concessionária reforça que os clientes podem e devem fazer denúncias de forma anônima por meio dos canais de atendimento: Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS; – Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br; – Call Center 0800 062 0196.

Trabalho pela reconstrução da rede

A Equatorial Goiás segue, desde o início de sua operação no estado, há pouco mais de 1 ano, focada na reconstrução da rede elétrica do estado. No ano passado, foram realizados investimentos de mais de R$ 2 bilhões em ações de recuperação do sistema.

A companhia ressalta que o desafio pela reconstrução da rede continua. Em 2024, o foco segue na recuperação do sistema elétrico e num ritmo constante de ações e investimentos. Para se ter uma ideia, apenas no 1º trimestre deste ano as equipes da concessionária já concluíram 131.069 obras em todo o estado, avanço de 98% na meta, e milhares de outras já estão programadas e com datas para sair do papel. A distribuidora tem convicção de que os goianos vão sentir, ainda mais, os efeitos deste trabalho.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.