A partir do ano que vem, a cidade de Uruaçu vai contar com um curso de Engenharia Civil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A criação do novo curso foi anunciada pelo reitor do IFG, professor Paulo César Pereira, em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite do dia, 07 de novembro.
O reitor disse que o bacharelado em Engenharia Civil atende ao desejo da comunidade de Uruaçu e às necessidades da região. “Essa é uma conquista da câmara, da prefeitura, do IFG, enfim, da sociedade de Uruaçu. Nossa missão enquanto instituição pública de ensino é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e social. A implantação de um curso relevante no atual contexto econômico do País é um marco para o IFG, e um marco para o médio Norte e Norte de Goiás”, ressaltou. Paulo César também parabenizou a todos os servidores do IFG, em especial os servidores de Uruaçu, pela criação do curso.
Em uma rápida análise de sua gestão, o reitor citou como fundamental a política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciada na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vivemos um momento histórico, em que a educação, em especial a profissional e tecnológica, recebeu uma atenção especial do governo federal através da política de expansão. Iniciamos nossa gestão com apenas duas unidades. Hoje já somos oito campi em funcionamento, dois em construção e quatro em fase de finalização dos projetos. Esperamos até o final da nossa gestão, em 2013, ter em pleno funcionamento 14 campi do IFG”, afirmou.
Polo universitário
A proposta da sessão solene no legislativo municipal para anunciar a implantação do curso de Engenharia Civil partiu do prefeito de Uruaçu, Lourenço Pereira Filho. “Enquanto vereador, na legislatura anterior, que realizou a doação do prédio da câmara para a implantação do IFG, lembro-me que fizemos apenas uma solicitação ao professor Paulo César; pedimos empenho. Hoje, é com orgulho e satisfação que vejo o reitor Paulo César resgatar esse compromisso com Uruaçu e anunciar a criação do curso engenharia civil. Trata-se de um curso dos mais importantes, competitivos, e que vem consagrar definitivamente Uruaçu como polo universitário”.
A mesa de autoridades da sessão solene foi composta pelo prefeito Lourenço Pereira Filho; vice-prefeito, Francisco Barros; presidente da Câmara Municipal, Rones da Silva Maia; pelo reitor Paulo César Pereira; diretor-geral do campus de Uruaçu, Ubaldo Eleutério da Silva; professor João Barbosa da Silva, primeiro diretor-geral do campus de Uruaçu; pela diretora da UEG em Uruaçu, Marly Garcia Carrijo e pela subsecretária de Educação da Regional de Uruaçu, Dânia S. W. de Freitas.
A sessão solene contou com a presença de Roberto Resende Jordão, procurador-geral do Município, Edilson Bispo, superintendente municipal de Trânsito, e Rodrigo Gabriel Moisés, diretor-geral da Faculdade Serra da Mesa. Também estiveram presentes servidores do IFG, entre eles o diretor de Administração e Planejamento, Reginaldo Araújo Dorneles, e o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Thiago Cardoso de Deus e os professores Murilo de Camargo Wascheck, Karina Vitti Klein, Eleusa Maria Leão, Lídia Lobato Leal, Janice A. Gomes e Maria Angélica Peixoto.