Romaria do Muquém: 268 anos de fé e devoção

A Romaria recebeu esse ano aproximadamente 300 mil romeiros de todo o Brasil. Tudo pela devoção à provedora de milagres: Nossa Senhora d’Abadia

Muquém santa siteMovidos pela fé em Nossa Senhora d’Abadia, milhares de fiéis foram ao Santuário para celebrar esse ano os 268 anos de Romaria que teve como tema “Salve Mãe da Misericórdia, Mãe de Deus e Mãe do Perdão”. Além de ser umas das mais tradicionais festas da Igreja Católica e considerada a mais antiga do Estado de Goiás, é também um exemplo de fé, devoção e esperança de um povo que busca nas orações e promessas, sustento para suas vidas espirituais. O bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, celebrou na manhã de segunda-feira (15), dia de Nossa Senhora d’Abadia, uma missa solene na presença de milhares de fiéis e de autoridades de todas as correntes políticas-partidárias que visitam o Santuário anualmente.

Em sua homilia, dom Messias disse que o romeiro tem dentro de si um sentimento bom, de que “vale a pena ter vindo até o Santuário”, e que a romaria deve causar o desejo de uma vida nova em Jesus Cristo. Ressaltou ainda a importância da educação de filhos pautada no amor, acrescentando que, se os pais não ensinam seus filhos a amarem, acabam entregando-os ao mundo e que nem sempre o espírito do mundo é bom. Apesar de seu sermão ter um cunho mais religioso, dom Messias não deixou de fazer críticas e dar seu recado à classe política. Disse que é uma obrigação do cristão envolver-se na política, pois é uma das formas mais altas da caridade por buscar o bem comum, mas é preciso que entre na política com o espírito do evangelho. Criticou duramente políticos que praticam a corrupção eleitoral através da compra de votos, segundo ele, esses não estão de acordo com os valores do evangelho. Frisou ainda que o mal da corrupção precisa ser combatido, e aqueles que têm a semente da corrupção dentro de si, não merece o voto cristão. “Existe muita corrupção no país e não podemos mais eleger políticos corruptos. O eleitor corrupto e sujo vai sempre procurar um político sujo, sem o espírito do evangelho para vender o seu voto. O Muquém padres sitebom político é aquele que tem Deus e o povo no coração, e para uma boa escolha dos candidatos é preciso olhar sua história e o conjunto de seus atos. Que Nossa Senhora d’Abadia abençoe todos os candidatos e eleitores, que façam uma eleição limpa”, disse dom Messias.


Em seu pronunciamento, o vice-governador José Eliton, disse ser uma honra participar mais uma vez da Romaria do Muquém. Ressaltando que em tempos difíceis é importante renovar a fé, a esperança e buscar força para seguir a caminhada. “Que Deus possa abençoar todos os romeiros de Nossa Senhora d’Abadia”, desejou José Eliton.

Ao final da missa o padre Aldemir Franzin aproveitou para fazer cobranças, entre elas, banheiros, asfalto para ruas do santuário, policiamento e a construção de um anel viário para facilitar o acesso dos veículos. Anunciou que em outubro está previsto o início da construção do caminho da peregrinação, uma via paralela de 45 km de extensão que liga Niquelândia/Muquém para que os romeiros tenham mais segurança em sua caminhada. A expectativa é que até a próxima festa em 2017 a via dos romeiros seja entregue.Muquém comitiva governador site

A Romaria teve início no dia 05 de agosto com a celebração de santa missa na Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, em Niquelândia. Assim como ocorre todos os anos, após a missa, os romeiros participaram da tradicional procissão com o andor da Imagem, em um percurso de 45 quilômetros até o Santuário. Durante os dias de romaria teve shows católicos com os cantores: Abner Santos, Cantores de Deus, Antônio Alves, Pe. Juarez, Pe. Delton Filho e Jhonny.

Dentre as autoridades políticas presentes no evento estavam: o vice-governador José Eliton; o prefeito de Niquelândia Luiz Teixeira; o senador Ronaldo Caiado; o deputado federal, Pedro Chaves; os deputados estaduais, José Nelto, Zé Antônio, Leda Borges; o secretário de Estado, Vilmar Muquém Solange siteRocha; os prefeitos Solange Bertulino (Uruaçu) e Geraldo Martins (Barro Alto); dentre outras autoridades.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.