quinta-feira , 19 setembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Romaria do Muquém completa 270 anos de fé, amor, devoção e peregrinação

A Romaria do Muquém é uma das maiores romarias do nosso estado, uma tradição secular que completa 270 anos 

Todo ano, cerca de 400 mil fieis de todo o Brasil, passam no Muquém, distrito do município de Niquelândia, para manter viva uma tradição católica de 270 anos, a Romaria do Muquém. A festividade religiosa que atravessa gerações, tem um significado especial e inspirado pelo amor maternal de Maria, atrai milhares de romeiros que viajam centenas de quilômetros, a pé, de automóvel, a cavalo ou bicicleta, para vivenciar a grandiosa festa religiosa, agradecer e celebrar Nossa Senhora d’Abadia.

A Romaria de Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é considerada a mais antiga romaria do Estado de Goiás, e mobiliza devotos de 05 a 16 de agosto, fazendo com que o pequeno distrito se transforme num verdadeiro mosaico humano.

Durante a missa celebrado pelo bispo diocesano dom Messias no dia 15, vários candidatos as eleições desse ano presentes na missa, ouviram do religioso durante a homilia que duros 19 minutos, duras críticas de políticos que apoiam o aborto, compra votos e só aparecem na igreja em épocas de eleições. “É preciso apoiar aqueles que conhecem as dores e as angustias do nosso povo, vamos escolher principalmente pessoas que tem vínculos com a igreja, que sejam cristãos, não desperdicem seus votos com pessoas que só aparecem na igreja em tempos de eleições. É tempo de acordar para o que queremos para o Brasil. A política é necessária e especial para transformação da sociedade. Precisamos de políticos que seja coerente com suas convicções éticas e religiosas. Os eleitores que votam nulos ou brancos, acreditam que se ultrapassar os 50% a eleição será anulada, é mentira, isso não anula uma eleição, votar nulos e brancos é como uma atitude de Pilatos que lavou as mãos, a melhor forma de protestar é votar contra os corruptos, é votar em um bom candidato. Políticos que querem comprar seu voto, fique atento, essa atitude é a semente da corrupção, denuncie. Não podemos eleger assassinos, abortistas, não vamos sujar nosso voto com sangue, por que se fizermos, também estaremos colaborando com esse crime”, aconselha dom Messias,

A festa teve início no dia 05 de agosto com a Santa Missa, onde centenas de romeiros se reuniram na Paróquia Nossa Senhora d’Abadia para a Celebração Eucarística, logo após, seguiram uma caminhada de 45 Km em direção ao Santuário da Mãe Abadia levando a imagem da Padroeira. O encerramento acontece no dia 16 de agosto com Missa de Despedida dos Romeiros.  Dentre a programação, Celebrações Eucarísticas, Via-Sacra, momentos de oração, confissões, vigílias, procissões com a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia pelas ruas e comunidades. Além disso, o Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém hospeda milhares de pessoas em sua área ambiental reservada para acampamentos.

Uma das novidades deste ano é a conclusão do Caminho dos Romeiros, um trajeto seguro e exclusivo aos romeiros, reivindicação de cerca de dez anos, que foi inaugurado na abertura da romaria, pelo secretário de estado Carlos Alberto Lereia, representante do governador do estado, José Eliton. O Caminho da Fé, como também é chamado, tem 45km de extensão e fica às margens da Rodovia GO 237 que liga Niquelândia a Muquém.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.