quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Sede do Serviço de Verificação de Óbitos é inaugurada em Uruaçu

O SVO investigará causas de óbitos desconhecidas, mal definidas ou sem assistência médica.

Uruaçu SVO autoridades siteCom o objetivo de facilitar a emissão de declaração de causas de mortes, bem como intensificar o trabalho em torno do quadro epidemiológico do município, a prefeita Solange Bertulino, inaugurou na noite de quinta-feira (19), a reforma e ampliação da sede do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A instituição investiga as causas de mortes, tidas como desconhecidas, criando também medidas mais eficazes que melhorem a vigilância epidemiológica, diferente do serviço mais conhecido que é o IML (Instituto Médico Legal), que investiga mortes violentas ou acidentais, por afogamento, por armas de fogos, arma branca, suicídios, homicídios, entre outras.

O serviço funcionará nas instalações que foram ampliadas e reformadas, situada à rua Izabel Fernandes de Carvalho, nº 30, no centro da cidade, próximo a agência do Correios, e irá atender 22 municípios. Segundo o secretário de Saúde, Marciell Lázaro, o SVO é uma exigência do Ministério da Saúde e que o governo federal destinará uma verba no valor de R$ 200,00 para cada cadáver examinado vindo dos municípios atendidos. “Foi melhor trazer o SVO para o nosso município, que ter que deslocar os corpos vitimados para outra cidade. Além disso, tem uma importância muito grande na elucidação de mortes”, disse.

A coordenadora do SVO, Teresinha Teixeira Chaves Pereira, disse que a instituição vai solucionar todas as causas mortes mal definida. Ela explica que os familiares avisavam diretamente as empresas que prestam serviços funerários, o que não é mais permitido, agora deve ser avisado diretamente ao SVO. “Antes simplesmente davam declaração de óbito, mas hoje é feito uma necropsia para que as pessoas saibam a verdadeira causa morte do ente querido. Então é um grande orgulho Uruaçu contar com um SVO, é um serviço gratuito oferecido pela prefeitura em parceria com o governo federal e estadual. É um esforço muito grande da prefeita, porque o SVO poderia ficar em qualquer outro lugar, mas ela pleiteou para Uruaçu”, disse Teresinha.

Uruaçu SVO placa siteA prefeita Solange ressaltou a importância do Serviço de Verificação de Óbito para o município de Uruaçu e região. “Tivemos inicialmente um grande empecilho para que não fosse instalado o SVO aqui em Uruaçu, mas isso ocorreu justamente por não ter uma explicação necessária para que serve essa instituição. Falaram que iria causar mal cheiro e várias outras coisas, mas graças a Deus com uma explicação bastante técnica que é deste governo, com a seriedade que nos é peculiar, os moradores perceberão que não é nada disso, e sim, um serviço importante, um serviço público que tem que ser prestado a nossa comunidade local e de outras regiões. É num momento de morte de algum ente querido que precisamos de um serviço público como esse no município. Portanto, a instituição SVO veio para atender com qualidade, para confortar as famílias e a partir de informações corretas sobre a causa da morte, teremos também subsídios para implementar políticas pública de saúde e assim aumentar a eficiência da Vigilância Epidemiológica. Esse é mais um empreendimento na área da saúde, no qual temos um investimento de mais de 20 milhões somente na nossa gestão”, ressaltou Solange.

O SVO é uma tríplice parceria entre governo federal, estadual e municipal, e desde dezembro de 2015 a maio desse ano, o SVO já verificou 25 óbitos e realizou 8 necropsias de Uruaçu e região. Em breve, a prefeitura dará início a construção da sala de necropsia.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.