Dezembro chegou e o Papai Noel já é presença obrigatória nas vitrines e propagandas. Mas, para além das questões comerciais, a proximidade do 25 de Dezembro é oportunidade também para valorizar a paz, a união e o amor entre as pessoas. Moradores de cidades de Goiás terão a chance de celebrar a época em praça pública, com música e poesia, no projeto Sons e Letras Brasileiras – Caravana de Natal. A série de espetáculos chega em Alto Horizonte no dia 15 de dezembro, depois de levar as apresentações para Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás.
Canções típicas fazem parte do repertório do show Viola com Causos. Com viola e violão, os músicos Dennis Viera e Antonio Marcos vão interpretar clássicos que retratam a rotina do homem do interior. Entre um número musical e outro, o público acompanha “causos” que destacam a beleza da amizade. Segundo os artistas, público e palco vão integrar uma grande roda de bate-papo e viola. A programação do evento terá ainda oficinas de reciclagem e a apresentação do Cordel de Natal.
O espetáculo, que une teatro, música e dança para contar a história de Jesus em meio ao Sonho de Natal, tem a participação de sete atores e muito bom humor. Segundo o diretor Chicó Ferreira, a intenção é fazer as pessoas refletirem sobre o verdadeiro espírito do Natal.
“A valorização da cultura é um dos pilares do relacionamento da Yamana Gold com as comunidades onde a empresa atua. Além disso, esse tipo de iniciativa, que leva os cidadãos a ocupar os espaços da cidade de forma diferenciada, aproxima as pessoas umas das outras. É uma maneira de estarmos presentes no cotidiano da comunidade, para além das relações de trabalho e geração de renda”, destaca Daniel Daher, gerente geral da Mineração Maracá Indústria e Comércio, unidade da Yamana Gold em Alto Horizonte-GO.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Sons e Letras Brasileiras – Caravana de Natal tem patrocínio da Yamana Gold e produção da Magma Cultura. As apresentações artísticas ocorrem em uma estrutura itinerante, com palco e espaço para o público montados sempre em locais de fácil acesso. “Nossa intenção é levar cultura até o maior número possível de pessoas. A programação foi toda pensada também para fortalecer entre o público, com música e a valorização da cultura local, o espírito de comunhão típico desse período”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma. Essa é a segunda edição do projeto, que no ano passado percorreu 11 cidades paranaenses.