Área onde a unidade será construída foi visitada pelo general da 11ª Região Militar, que pediu alterações na estrutura .
“4 de agosto de 2017 será um marco para Niquelândia”, declarou o prefeito Valdeto Ferreira. Idealizando resgatar o civismo no município, o chefe do executivo se empenha para instalar aqui um Tiro de Guerra. Para isto, recebeu na sexta-feira do dia 04, o General de Divisão, Riyuzo Ikeda, e sua comitiva. Eles vieram inspecionar uma área para a possível instalação do Tiro de Guerra.
Para receber os militares, às 8h, o Corpo de Bombeiros, servidores e parte da sociedade hasteavam as bandeiras e cantavam o hino nacional. Em seguida a comitiva do Exército Brasileiro foi recepcionada no gabinete do executivo. Logo depois, seguiram para a Rua Simão Bueno, no Jardim Atlântico, etapa I, local escolhido para o Tiro de Guerra. O General Ikeda estava otimista com o projeto e solicitou algumas mudanças na unidade. “Vamos ter mais de 50 jovens prestando o Serviço Militar, então é necessário uma estrutura maior, com mais banheiros, entre outras coisas. Estudamos toda a cidade e estamos otimistas em abrir o TG aqui. Queremos também ampliar estas unidades na região 11º Região Militar, que há apenas 10, quantos em outros estados passam de 75, como em São Paulo”, ressaltou.
O prefeito Valdeto Ferreira se comprometeu em realizar todas as medidas necessárias para a instalação da unidade e assim resgatar alguns valores adormecidos. “Vamos tentar, na medida do possível, atender as exigências do Exército Brasileiro para a instalação do Tiro de Guerra. Quero resgatar o civismo, amoralidade e os bons costumes entre a sociedade. São valores que estão se perdendo, mas ainda é possível encontrar nos militares. Neste momento estamos precisando de algo que venha resgatar a idoneidade de um município que existe há mais de dois séculos. Faremos isto com o Tiro de Guerra e ganhará a juventude, a família e toda sociedade. Não vamos medir esforços para que isso vire realidade”, enfatizou o Valdeto Ferreira.
Após a inspeção, a comitiva seguiu para o almoço oferecido pela gestão municipal. Eles foram recepcionados por componentes da tradicional Congada de Niquelândia. Para reforçar a cultura local, a Superintendente Municipal de Cultura falou sobre as Congadas e Romaria do Muquém por meio de painéis fotográficos.
Lá reunidos com diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, além de autoridades políticas e militares, o secretário municipal de Saúde, João Dias, ex-militar, realizou a doação de um terreno na Fazenda Santa Cruz do Jambo para uso de treinamento de tiro por parte dos alunos do Tiro de Guerra.
Estavam presentes em toda recepção da comitiva o vice-prefeito, Celino Correa, os deputados estaduais, Hélio de Sousa, Santana Gomes, o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Ferreira, os vereadores Jesus Ferreira França, Saullo Adorno, Neira Matos, Iris Rincon, Regional Rocha, Nei Rosa, além de secretários municipais.