Conselheiro Sebastião Tejota visitou as instalações do Cora nesta quinta-feira (16/1). A inauguração da ala infantil está prevista para este primeiro semestre de 2025
Durante vistoria ao Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Tejota, destacou o ritmo acelerado as obras da unidade, com previsão de entrega da ala infantil ainda neste primeiro semestre de 2025. Ele esteve acompanhado do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales; e do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Na ocasião, o gestor do TCE também ressaltou a qualidade das instalações.
O vice-presidente do TCE enfatizou o modelo de contratação utilizado pela Goinfra para a construção do Cora. “A medida foi crucial para a rápida evolução das instalações, trabalho que representa uma boa aplicação dos recursos públicos. Estabelecemos uma relação de confiança e parceria com as equipes envolvidas”, destacou o conselheiro. “A burocracia de outros modelos de contratação atrasaria o avanço das obras e estamos certos de que todo o serviço feito até o momento redundou nesse estágio avançado. Continuaremos acompanhando tudo de perto para ver essa obra concluída em prol das crianças com câncer.”
“Toda obra está sendo executada com excelência, atendendo à determinação do governador Ronaldo Caiado de oferecer a melhor infraestrutura para termos aqui um atendimento humanizado, com medicina de ponta”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “O Governo de Goiás está muito próximo de criar um marco divisor de águas no Estado com relação ao tratamento oncológico.”
A vice-presidente da Goinfra, Eliane Simonini Baltazar, reforçou que o estágio avançado das obras é o resultado do trabalho em equipe e da transparência adotada em todos os processos. “Estamos sempre abertos à colaboração com o TCE em prol das melhores práticas. Estamos aqui para atender às demandas da corte e da população, com a boa aplicação dos recursos públicos. Nossas portas estão sempre abertas”, declarou.
O Cora
Primeiro hospital público destinado exclusivamente para o tratamento do câncer em Goiás, o Cora é construído, desde a concepção do projeto, com tecnologia de primeiro mundo. O Hospital de Amor, de Barretos (SP), serve como molde para as instalações goianas. A intenção é atender aos padrões internacionais de medicina, já aplicados na unidade paulista.
Todo o complexo terá mais de 44 mil metros quadrados de área construída. Serão 148 leitos; capacidade para atendimento ambulatorial oncológico adulto e infantil; serviços de diagnóstico; salas para infusão de medicamentos; centros de reabilitação e quimioterapia; serviços de apoio e pronto atendimento com funcionamento 24 horas; além de leitos de UTI.
A ala infantil, que receberá leitos de internação, terá ainda centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica.