O secretário-chefe da Casa Civil, deputado federal Vilmar Rocha, foi eleito o Político do Ano 2012 em eleição realizada nesta segunda-feira, 21, pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás. Votaram 51 jornalistas, sendo 33 na urna colocada no saguão da Assembleia Legislativa e 18 na urna itinerante que percorreu as principais redações de Goiânia. Fundado em 1978, o Clube dos Repórteres Políticos de Goiás reúne jornalistas de todos os meios de comunicação que lidam com a cobertura dos poderes Executivo e Legislativo.
Presidente regional do PSD-GO, Vilmar Rocha foi eleito com 29 votos. Numa cédula aberta, também foram lembrados, nesta categoria, o governador Marconi Perillo (PSDB), 09 votos; e Júnior Friboi, 02 votos; além do vice-governador José Eliton (PP), o prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT), a vereadora Dra. Cristina (PSDB) e Reinaldo Pantaleão (PSOL), com um voto cada.
Vilmar Rocha foi lembrado pela maioria dos jornalistas devido ao seu trabalho tanto à frente da Casa Civil quanto do PSD-GO, partido que ele ajudou a criar em 2011 e que, no ano passado, elegeu 21 prefeitos, 23 vice-prefeitos e 262 vereadores, consolidando-se como a terceira maior força política de Goiás.
Segundo o jornalista Renato Dias, do Diário da Manhã, na Casa Civil, Vilmar Rocha foi fundamental para garantir a governabilidade, tanto política quanto administrativamente. Sobretudo nos momentos de crise, foi ele quem conseguiu, muitas vezes, “acalmar a base aliada, celebrar acordos políticos, ditar os rumos da administração e até mesmo orientar a relação do Executivo com os Poderes Legislativo e Judiciário”.
“Fico muito feliz e honrado com o reconhecimento dos jornalistas ao trabalho intenso que tenho realizado e à nossa dedicação à vida pública”, afirmou o secretário ao ser informado do resultado da eleição.
Outros destaques
A eleição do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás também escolheu nomes que se destacaram nos legislativos estadual e municipal. Virmondes Cruvinel, também do PSD, foi eleito o Vereador do Ano. Ele ficou à frente de Djalma Araújo (Solidariedade), 05 votos; e Elias Vaz (PSB), 04 votos.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB) ganhou para Congressista do Ano, com 19 votos, e Hélio de Souza (DEM) foi escolhido o Deputado Estadual do Ano.
Também foram votados para deputado estadual: Túlio Isac (PSDB), com 06 votos; e Mauro Rubem (PT), com 05 votos. Para Congressista do Ano: Ronaldo Caiado, 10 votos; e Carlos Alberto Lereia e Heuler Cruvinel (PSD), com 03 votos cada.