A Votorantim Metais foi eleita como a empresa mais sustentável do setor de Mineração e Siderurgia pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2015, publicação anual elaborada a partir do resultado de pesquisa realizada em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces).
A empresa recebeu as melhores médias de notas, considerando a avaliação técnica sobre o desempenho nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Em 16 anos de realização do estudo, a Votorantim Metais assume pela segunda vez a liderança em sua categoria de atuação.
Em evento de premiação, realizado no dia 4 de novembro, em São Paulo, o diretor-presidente da Votorantim Metais, Tito Martins, recebeu o troféu da coordenadora do Guia, Ana Luiza Herzog. “A premiação é mais um reconhecimento importante do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável das nossas operações”, declarou Tito Martins.
Segundo ele, a sustentabilidade está integrada a todas as discussões do planejamento estratégico da Votorantim Metais. “A sustentabilidade está intrínseca aos nossos negócios e é praticada no dia a dia das nossas operações”, concluiu o diretor-presidente da Votorantim Metais.
Em outubro deste ano, a Votorantim Metais lançou a primeira edição do seu Relatório de Sustentabilidade, seguindo metodologia do Global Reporting Iniciative (GRI), o que demonstra a evolução de todas as práticas de responsabilidade corporativa.
Niquelândia – Em Goiás, a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais opera com um Sistema de Gestão Ambiental para organizar, executar e acompanhar atividades voltadas à prevenção do meio ambiente. Entre as medidas já implementadas para reduzir os impactos ambientais está a produção de parte da energia elétrica para consumo interno, um processo que ocorre na Unidade desde a década de 90. A produção é feita por meio de um sistema de cogeração, que consiste em aproveitar o vapor de água utilizado no processo produtivo de carbonato de níquel. Essa cogeração representa 40% do total de energia demandada pela Unidade. O processo de cogeração é devidamente licenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está entre as iniciativas já efetivadas pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, na busca constante pela melhoria contínua e aumento da eficiência energética em seus sistemas, buscando um processo produtivo sustentável. A Unidade monitora constantemente o funcionamento de máquinas e equipamentos, com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria que contribuam também para reduzir o consumo de energia. A medida ainda substituiu as lâmpadas convencionais por lâmpadas de led em todas as áreas da Unidade.
O monitoramento de emissão de gases realizado regularmente pela Unidade Niquelândia não detecta índices de emissões fora dos padrões legais. A empresa desenvolveu um projeto para reduzir parte do consumo de óleo combustível, de fonte não renovável, por combustível alternativo de fontes renováveis. A medida contribui para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
A Unidade Niquelândia da Votorantim Metais vem aumentando a recirculação de água usada no processo industrial, que hoje é de 62%. A Unidade tem como meta recircular 75% de água do processo industrial até o ano de 2025, conforme os princípios de sustentabilidade da Votorantim Metais. Para a melhoria da eficiência hídrica, a empresa realiza também diversas iniciativas para a preservação de mananciais e conscientização dos empregados, familiares e da comunidade do entorno para o cuidado com a natureza, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA). Promovido desde 2008, o Programa é voltado para filhos de empregados próprios da Unidade Niquelândia, que estudam na Escola Sesi Vila Macedo. O PEA estimula a busca e o compartilhamento de conhecimento e cidadãos mais conscientes da responsabilidade pelo meio ambiente.
Além disso, a Unidade Niquelândia investe em atividades relacionadas não só para a realização do PEA como também para monitoramentos ambientais, licenças, proteção de barragens, revegetação, destinação correta de resíduos, gestão legal e treinamentos. A empresa ainda promove o desenvolvimento das regiões em que atua, por meio da execução de programas e projetos nas áreas de educação, fomento às cadeias produtivas, modernização da gestão pública e capacitação profissional.
“Somos comprometidos com o crescimento sustentável de Niquelândia e demonstramos isso dando exemplo de empresa que investe em medidas para operar de forma ambientalmente correta, assim como promovemos ações que visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social da comunidade local”, afirmou o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.