sexta-feira , 22 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

2ª Maratona HACKATHON do Norte Goiano

O evento é uma maratona HACKER, no sentido benéfico da palavra, onde os alunos são desafiados durante 24 horas ininterruptas a desenvolver um projeto de tecnologia de ponta, propondo uma solução para smartphones, de acordo com um tema proposto que neste caso foi: “Como proporcionar melhorias para a Indústria, Comércio e Turismo na região norte de Goiás”.
Os participantes têm que propor soluções com entregáveis tecnológicos com o objetivo de serem usadas em dispositivos móveis. Com parceria do SEBRAE, a empresa PRTE, que pertence ao empreendedor Pedro Renan e as instituições de ensino da região.
Três equipes de alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Uruaçu conquistaram as três melhores colocações da 2º Hackathon do Norte Goiano, competição realizada como parte da programação da 7ª Feira de Indústria, Comércio e Turismo de Uruaçu e Região (7ª Fictur). A premiação ocorreu na noite da última sexta-feira, 22, e contou com representantes de diversos campos do setor público e privado.

As equipes que participaram da 2ª Hackathon tiveram a oportunidade de conversar com empresários, representantes da gestão pública e especialistas em desenvolvimento de software da região. A partir das demandas e dificuldades demonstradas pelos palestrantes, os maratonistas tiveram um período de 24 horas para propor e programar um software que proporcionasse uma solução aos desafios apresentados.

A mesa de jurados foi composta por representantes da indústria, comércio e turismo da região, assim como especialistas em negócios e tecnologia indicados pelo Sebrae. As equipes tiveram três minutos para apresentarem seus projetos, mais dois minutos para responderem às perguntas dos jurados.

O terceiro lugar foi conquistado pelos alunos Leandro Garcia, João Antônio, Mateus Nunes e o aluno egresso Filipe Maciel, com o software “QuerQueLeva”. O aplicativo é voltado para a indústria e comércio, integrando as rotas de frete utilizadas pelas empresas de forma que elas possam diminuir seus custos, trabalhando de forma mais colaborativa.

O software “SerraTur”, desenvolvido pelos estudantes Wesley Ferreira, Marisa da Costa e Thiago Barbosa, ficou em segundo lugar na Hackathon. O SerraTur é um aplicativo dedicado a divulgar as oportunidades turísticas do norte do estado, apresentando uma alternativa às rotas de turismo tradicionais.

O primeiro lugar ficou com o programa “ConTur”, que é a proposta de um site de busca, como o google, mas que é voltado para o catálogo de pequenas empresas e iniciativas do comércio local, que não costumam aparecer nas buscas de sistemas de busca maiores. O ConTur foi desenvolvido pelas alunas Mirelle Ferreira, Joyce Rodrigues, Ana Carla e pelo aluno Wanderson da Silva.

Hackathon é um modelo de maratona de desenvolvimento de software bem difundido no meio da tecnologia da informação. A 2ª Hackathon do Norte Goiano foi promovida pelo Sebrae e pela Associação Comercial de Uruaçu (ACIAU). As equipes receberam premiações em dinheiro, cursos completos e oportunidades de participação nos projetos do Sebrae.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.