A missa solene de encerramento da 263ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, reuniu cerca de 200 mil fiéis. A festa é considerada a mais antiga do Estado de Goiás.
A Missa Solene foi presidida por dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Uruaçu no último dia 15, com a presença de autoridades de todas as correntes políticas-partidárias, que visitam o Muquém anualmente. Uma das mais tradicionais festas da Igreja Católica em Goiás, a Romaria do Muquém é considerada a mais antiga do Estado. Foi realizada pela primeira vez em 1748. A diocese de Uruaçu-Niquelândia, que é responsável pela festa, estima-se que 200 mil fiéis participaram da Romaria.
Durante a missa Dom Messias aproveitou para reforçar o pedido ao governador para que seja construída a pista exclusiva para os romeiros na GO-237 (Rodovia da Fé) no trecho de Niquelândia ao Muquém. Outro pedido que arrancou os aplausos dos devotos, foi para que o governador Marconi Perillo, juntamente com os deputados estaduais, decretam feriado estadual no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Abadia. “Quero agradecer o governador Marconi Perillo e prefeito Ronan Rosa Batista, pelo apoio que eles têm dado a nossa festa religiosa. Faço aqui um pedido em nome de Nossa Senhora da Abadia e dos romeiros para que o governador e os deputados estaduais, para que eles decretem feriado estadual no dia 15 de agosto, espero que isso esteja valendo para o próximo ano”, pede dom Messias.
O governador Marconi Perillo disse que está trabalhando para que os pedidos do bispo dom Messias sejam atendidos. “Esse pedido de dom Messias Sensibilizou todos nós, vamos analisar tecnicamente e legalmente pra ver se é possível, havendo condições, nós vamos atender com prazer, estamos ainda conseguindo um recurso do BNDS e se esses recursos forem disponibilizados, nós vamos construir essa passarela para todos os romeiros. Participar dessa festa religiosa como romeiro, já é muito bom, é motivo de renovação da fé, mas, vir aqui como governador pela 8ª vez, é muita felicidade”, ressaltou Marconi Perillo.
O encontro das duas maiores romarias do Estado de Goiás, a devoção ao Divino Pai Eterno, de Trindade e a tradicional Festa de Nossa Senhora D’Abadia, em Muquém, distrito de Niquelândia, reuniu mais de 50 mil fiéis no dia 13 de agosto (sábado). “Trata-se do encontro do Pai Eterno com a Mãe. As duas maiores romarias em uma grande celebração de fé e amor”, afirma o Padre Wemerson de Araújo Fonseca.
A Festa do Muquém recebeu a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. O Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica, em Trindade, presidiu a celebração eucarística na Praça do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, quando refletiu sobre o tema: “Maria, Mãe da Palavra”.
Participaram da missa de encerramento; o governador Marconi Perillo e a presidente da OVG Valéria Perillo, o prefeito de Niquelândia Ronan Rosa Batista e a primeira dama, Gracilene Batista, os deputados federais Pedro Chaves, Vilmar Rocha e Jovair Arantes, deputados estaduais, Hélio de Sousa, Thiago Peixoto e Nédio Leite, prefeitos de Goianésia, Gilberto Naves, do prefeito de Jaraguá, Lineu Olímpio, de Vila Propício, Teodoro Aragão, de Mara Rosa, Nilson Preto, de Uruaçu Lourenço Pereira Filho, vice-prefeito de Niquelândia, José Antônio, presidente da Câmara de Niquelândia Weder Chimango (Denguinho), entre outros.