terça-feira , 28 janeiro 2025
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Agricultores conhecem produção sustentável no Legado Verdes do Cerrado

Plantio de soja com insumos orgânicos reduz em até 70% a utilização de produtos químicos na reserva

Como plantar soja de forma mais sustentável e garantir uma produção saudável, tanto para o consumidor quanto para quem produz, por meio de insumos orgânicos que não prejudicam o solo e o meio ambiente? O 1º Dia de Campo, promovido pelo Legado Verdes do Cerrado, respondeu à pergunta para produtores rurais de Goiás. O encontro, realizado dia 12 de março, trocou experiências entre profissionais do campo e técnicos do Reserva que atuam com plantio e manejo do solo.

Participaram do Dia de Campo 40 produtores de Niquelândia, Formosa, Padre Bernardo e Uruaçu. Eles conheceram o Núcleo Engenho, localizado a 20 quilômetros de Niquelândia, onde o Legado iniciou, em novembro de 2018, um experimento de plantio de soja com insumos orgânicos, em uma área de 100 hectares. O objetivo era reduzir a adubação com produtos químicos em até 70%. Com os bons resultados proporcionados pelo teste – colheita prevista para o final de março -, a adubação orgânica deverá ser expandida para toda a área de cultivo de soja, que atualmente é de 1.700 hectares, na próxima safra.

“Utilizando-se da adubação orgânica, é possível fornecem um grão de boa qualidade ao consumidor, que adquire alimento produzido de forma ambientalmente sustentável e rico em nutrientes. O experimento realizado no Legado Verdes do Cerrado demonstra que é possível mudar para melhor o modo de plantar. E, por isso, resolvemos compartilhar este conhecimento com os produtores que têm interesse em transformar suas lavouras” afirmou o gerente do Legado, Reginaldo Gratão.

André Strack é engenheiro agrônomo de uma empresa goiana que fornece soluções agrícolas. Ele desenvolveu a metodologia de aplicação de abubação organomineral que utiliza o mínimo de produtos químicos na composição usada na lavoura. Segundo André, os ganhos são consideráveis. Além de reduzir os impactos ambientais e melhorar a produtividade, é possível obter uma redução de até 20% no custo com insumos. “Convidamos os maiores produtores de soja do Estado para mostrar essa metodologia e as vantagens de aplicá-la em suas propriedades. Assim como o Legado Verdes do Cerrado, esses produtores podem crescer ainda mais, tornando-se grandes players de soja, com possibilidade de obter, inclusive, certificações internacionais que abre portas para a exportação”, ressaltou Strack.

Arrendamento de Reserva Legal

Além de conhecer o experimento no plantio de soja, os produtores que visitaram o Legado Verdes do Cerrado receberam informações sobre outras iniciativas promovidas pela Reserva, como projetos de ecoturismo e pesquisas científicas.  Também foi apresentada no Dia de Campo, a proposta de arrendamento de Reserva Legal, uma alternativa para regularizar propriedades no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). A oferta de áreas do Legado para arrendamento está aberta a produtores e proprietários rurais de qualquer região do País e do mundo.Para as propriedades rurais que não atendem ao critério jurídico de Reserva Legal, é possível compensar a área em outro território, no mesmo bioma. A Reserva Legal é uma área que deve corresponder a, no mínimo, 20% de uma propriedade ou posse rural, com mata nativa que auxilia a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promove a conservação da biodiversidade, bem como serve de abrigo e proteção à fauna silvestre. Proprietários rurais que não estão com o cadastro em dia no Sicar podem ter o crédito agrícola negado. A situação irregular pode impactar também nos negócios, uma vez que os mercados compradores de produtos do agronegócio estarão cada vez mais exigentes ao cumprimento integral da legislação ambiental brasileira.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Projeto Inovação mostra ganhos técnicos e sociais em Niquelândia

Depois da finalização dos estudos técnicos e testes de produção, serão iniciados os testes em escala industrial da Planta Piloto de Lixiviação do Projeto Inovação, para comprovação dos resultados já apresentados nas etapas anteriores. A previsão é que todo o trabalho seja concluído até agosto.Realizado em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Niquelândia, o Projeto, iniciado em 2009, teve a participação de uma equipe multidisciplinar e permitiu à Votorantim Metais aumentar o domínio sobre seu processo produtivo com desenvolvimento científico e inovação tecnológica.

Cavalgada Rumo ao Muquém, a maior do Brasil

A 11º Cavalgada Rumo ao Muquém reuniu mais de 2.7 mil cavaleiros e amazonas. Com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.