Programa é realizado no município pelo 11º ano consecutivo; Uruaçu também continua sendo contemplado pelas ações de formação de profissionais e mobilização social
Com mais de 10 anos de atuação em Niquelândia, o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) será mantido no município para impulsionar mais transformações na educação. Para oficializar a continuidade do programa, o Instituto Votorantim, idealizador da iniciativa, promoveu a Oficina de Pactuação do PVE, de 19 a 21 de fevereiro, em São Paulo (SP). Participaram mobilizadores das empresas da Votorantim e secretários de Educação dos municípios abrangidos pelo programa.
Uma das novidades é a mudança da nomenclatura do programa de Parceria Votorantim pela Educação para Parceria pela Valorização da Educação. O objetivo é reforçar a contribuição do PVE para fortalecer a educação municipal e gerar valor que estimule a participação não só dos profissionais da rede, como também de toda a comunidade.
“Queremos deixar ainda mais clara a importância da parceria de todos no desenvolvimento de ações para valorizar a educação. Na pactuação deste ano, proporcionamos uma maior participação dos secretários de educação dos municípios na definição das ações para o ano, cujo tema será definido em cada localidade de acordo com os desafios que gestores públicos identificarem”, afirmou a coordenadora do PVE do Instituto Votorantim, Anna Christina Nascimento.
Segundo o secretário de Educação de Niquelândia, Wesley Campos, a atuação do PVE exerce papel fundamental para os profissionais permanecerem focados na busca de soluções para superar obstáculos e promover melhorias nas redes de ensino. “Aprimoramos o registro e a documentação de todas as ações da rede e, deste modo, acompanhamos com mais clareza as atividades e também a gestão financeira. Amadurecemos com o programa e estamos confiantes de que em 2019 avançaremos com os projetos pedagógicos e educacionais para atender cada vez mais as necessidades do nosso município”, disse Campos.
“A CBA é comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que está presente e o PVE é um exemplo prático de iniciativa que tem contribuído para a melhoria da educação no município. As ações promovidas ao longo dos anos contribuem para avançarmos em indicadores nacionais da qualidade da Educação, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Quando a educação evolui, os resultados obtidos reverberam em outros setores, gerando mais condições para o crescimento de todo o município”, afirmou o analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Unidade Niquelândia da CBA, e mobilizador do PVE, João Borges Lacet Montenegro.
Uruaçu – Além de Niquelândia, o PVE continua sendo realizado no município de Uruaçu, sob coordenação do Legado Verdes do Cerrado. Para a secretária de Educação, Claudineia Braz Theodoro Benício, as formações oferecidas para os profissionais e o engajamento junto à comunidade ajudam a fortalecer a rede municipal de ensino logo no primeiro ano de realização. “A continuidade do PVE é a garantia de que Uruaçu obterá mais resultados positivos. A iniciativa se tornou referência para melhorar a qualidade na educação e estamos motivados para continuar crescendo com o apoio do programa”, afirmou.
O supervisor socioambiental do Legado Verdes do Cerrado, Giuliano Borges, destaca a continuidade do PVE no estado. “O crescimento em Uruaçu logo no primeiro ano de realização do PVE foi expressivo. A permanência do programa no município e em Niquelândia, demonstra o nosso empenho em melhorar a qualidade da educação no norte goiano, já que atuamos nas duas principais cidades da região”, disse.Saiba mais – O PVE será executado em quatro ciclos, por meio das frentes de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. A outra frente é a de mobilização social, que visa engajar a comunidade para aumentar a participação local nas demandas por uma educação de qualidade. O tema central das atividades em Niquelândia e Uruaçu será definido durante o 1º Ciclo de Atividades, que será realizado no mês de março, em Uruaçu, e em abril, em Niquelândia.