Aciau promove reunião para discutir segurança pública em Uruaçu

Os comerciantes reclamam da falta de segurança e cobra mais policiais nas ruas. A falta de estrutura da Polícia Militar é um dos grandes problemas na segurança do município

Em uma reunião que aconteceu no último dia 04, na Aciau com a presença das autoridades de segurança pública de Uruaçu e dos comerciantes das lojas que comercializam produtos de eletrodomésticos e eletrônicos, foram discutidos mecanismos de segurança para evitar furtos e roubos nas empresas desse seguimento. Um dos assuntos mais polêmicos foi a questão das barreiras de ferro instaladas em frente desses estabelecimentos para dificultar a ação dos bandidos e evitar novos arrombamentos.

A maioria dos comerciantes presentes disse que já foram vítimas de ações dos marginais. Eles alegam ainda que a fiscalização do Código de Postura do município, notificou dois estabelecimentos que instalarem barreiras de ferro para que o serviço seja retirado obedecendo uma lei municipal de 2003 que diz no artigo 170 “Nenhum serviço a ser realizado nos passeios púbicos, poderá ser executado sem a prévia licença do município”, o artigo 172 diz ainda que “A fixação de esteio de segurança nos passeios públicos, somente será permitido em locais que ofereça perigo a integridade física dos moradores comprovadamente em vistoria em loco”.

“Aquele comércio que instalou os esteios de segurança nos passeios públicos, já foi notificado e terá que obedecer o que determina a lei e retirar esses esteios. Até que uma nova mudança na lei seja feita, não temos outra saída a não ser obedecer”, explica Nadia.

O comandante Cel. Maxsuell, alegou que a falta de policiais à disposição do 14º BPM é um grande problema para o município. Ele explica que só nos últimos dois anos, o 14º BPM já perdeu cerca de 40 policiais e não houve a chegada de novos policiais para atender a demanda. Mesmo com a pequena quantidade de policiais na ativa, ele prometeu melhorar a segurança na cidade.

O delegado doutor Fernando, informou que a quadrilha que arrombou a loja Magazine Luíza de Uruaçu e de Goianésia na madrugada do último dia 17 de novembro, foi presa. Ele volta a afirmar que a participação da sociedade é muito importante no sentido de ficar atenta e denunciar à polícia, qualquer atitude de pessoas suspeitas.

O presidente da Aciau Cristiano, prometeu aos comerciantes, encaminhar um ofício para a prefeitura, solicitando um prazo para a retirada das barreiras de proteção já instaladas, até janeiro do próximo ano.

Participaram da reunião, o presidente da Aciau, Cristiano Ribeiro; o comandante do 14º BPM de Uruaçu, Cel. Maxsuell Franco; o delegado de polícia civil, doutor Fernando Martins; a chefe de fiscalização de Postura, Nadia Atanásio; representantes das Lojas Novo Mundo, Arte Nova, Eletrosom, Móveis Estrela, Morenta Móveis, Magazine Luiza, Nex-Cell e gerente do Sicoob.

Sobre Osvando Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.