Alfabetização: programa do Governo de Goiás atende quase 300 mil crianças

Iniciativa inédita é desenvolvida em parceria com municípios para garantir alfabetização na idade correta; índice de alunos com proficiência avançada subiu de 49% para 56% em um ano

O Governo de Goiás realizou, desde 2021, um investimento de R$ 58 milhões em alfabetização, com objetivo de garantir que todas as crianças matriculadas na rede pública saibam ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental. Como resultado, quase 300 mil estudantes foram atendidos e o índice de proficiência avançada saltou de 49% para 56% em um ano.

Os números são referentes ao programa AlfaMais Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e foram apresentados nesta quarta-feira (17/05) ao governador Ronaldo Caiado. “Nós estamos tendo a oportunidade de transformar a educação pública. E essa é uma meta de vida pra mim”, ressaltou o chefe do Executivo goiano.

Inédita, a iniciativa atende os 246 municípios goianos e já distribuiu 350 mil livros, 144 mil kits escolares, 13 mil kits literários e 40 mil livros para professores. O programa ainda ofereceu formação a 3 mil gestores educacionais e o pagamento de 852 bolsas aos profissionais envolvidos. As ações são inspiradas em um projeto semelhante desenvolvido no estado do Ceará.

Presente na solenidade, o ex-prefeito de Sobral (CE) e diretor da Associação Bem Comum, Veveu Arruda parabenizou o governador Ronaldo Caiado pelos avanços obtidos na educação estadual e contribuiu com observações para aprimorar o programa. “Trouxe sugestões para que o senhor alcance a meta que é fazer com que 100% das crianças de Goiás sejam alfabetizadas”, afirmou.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, divulgou os dados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), obtidos após a avaliação de 67.928 alunos em 2022. Desse total, 56% estavam com o padrão de proficiência avançado, 35% proficiente, 6% no nível básico e somente 3% abaixo do básico. Em 2021, menos da metade dos alunos tinha o padrão de proficiência avançado (49%).

“Uma criança bem alfabetizada, que lê, que interpreta, é uma criança que tem mais facilidade na vida, no Ensino Médio, faculdade, emprego e trabalho. O processo de alfabetização é um alicerce de uma casa bem construída. Quanto mais educação, mais mobilidade social”, destacou a secretária Fátima Gavioli.

Parceria

Embora a educação infantil seja responsabilidade dos municípios, por meio do programa AlfaMais Goiás, o Governo de Goiás auxilia as prefeituras a promover a alfabetização dos alunos na idade adequada. Dessa forma, os estudantes chegam à rede pública estadual, ao final do ensino fundamental, melhor preparados.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.