A empresa ressalta que a sua barragem de rejeitos está segura, estável e operando conforme o projeto aprovado
A Mineração Lundin Mining realizou em Alto Horizonte no último dia 09, um Seminário Orientativo com a participação de autoridades municipais, representantes dos órgãos de proteção, defesa civil e comunidade local. O evento faz parte de um protocolo exigido pela legislação e boas práticas de mineração.
O objetivo do evento foi para lidar com possíveis situações de emergência relacionadas a rompimento de barragens, ele foi dividido em duas etapas, o Seminário Orientativo e a Feira de Gestão de Segurança da Barragem do Córrego Baco Pari, onde todos tiveram a oportunidade de conhecerem mais sobre a barragem, o seu plano de ação de emergência, os procedimentos de alertas, os elementos de alta proteção, entre outros.
“Esse seminário é um momento onde nós apresentamos a toda nossa comunidade nosso plano de atendimento de emergência da barragem de rejeitos do córrego Baco Pari da companhia. Lembrando que esse é um momento muito importante para tirar dúvidas e mostrar para as pessoas, que nós temos uma quantidade muito grande de controle e reafirmar que nossa barragem é segura e atende todos os parâmetros estabelecidos pelo projeto. Esse seminário, a gente precisa fazer sempre, quanto mais treinados para uma situação de emergente, melhor é o resultado caso um rompimento venha acontecer, é óbvio que estamos trabalhando para que nada disso aconteça, mas precisamos estarmos sempre preparados. Essa ação que estamos fazendo aqui hoje, além de ser legal, é também um compromisso social que nós temos com a sociedade”, destaca Guilherme Araújo.
O evento contou com a presença de autoridades como; o prefeito de Alto Horizonte Luiz Borges, o delegado de polícia, Dr. Peterson Amim; Guilherme Araújo, diretor de segurança, saúde e sustentabilidade da Lundin Mining e coordenador do PAEBEM; o tenente coronel Jesus, chefe de departamento institucional; diretores da Mineração Lundin Mining, Wilson Borges, Marcelo Coelho, Josielle Padilha e comunidade.
A comunidade também pode tirar suas dúvidas ligando gratuitamente para a Lundin Mining pelos números (62) 98332-1256 ou 0800 645 2655.