Em busca de uma proximidade cada vez maior com a população goiana, a Secretaria da Segurança Pública de Goiás tem intensificado o conceito de policiamento comunitário. Alto Horizonte, um município com pouco mais de 5 mil habitantes, é um caso claro dessa aproximação. Nesta quarta-feira (9/10), a cidade inaugurou seu sistema de videomonitoramento, apenas um dos exemplos de parceria entre a prefeitura e as forças da Secretaria de Segurança Pública.
O videomonitoramento de Alto Horizonte é composto por nove câmeras do tipo speed-dome, um dos modelos mais atualizados tecnologicamente. Os equipamentos, dispostos em pontos estratégicos da cidade, foram adquiridos em parceria entre o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), comunidade e a Mineração Maracá, ao custo de R$ 136 mil.
A central de monitoramento foi instalada no 14º Centro Integrado de Operações de Policiamento e Segurança (Ciops), um moderno prédio cedido pela prefeitura ao Conseg. No mesmo local funcionam a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público Estadual e o próprio Conseg. Segundo a presidente do Conseg, Márcia Chagas, o videomonitoramento já demonstra bons resultados, mas a intenção é ampliar o número de equipamentos.
Outras parcerias também estão em andamento em Alto Horizonte. A prefeitura auxilia no pagamento do banco de horas e cede servidores para serviços administrativos. Em contrapartida, a SSP disponibilizou a Patrulha Rural e a presença do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), o que tem coibido a prática de crimes na região. “No começo do mandato fiz esses pedidos ao secretário (da Segurança Pública, Joaquim Mesquita), que os atendeu. E hoje Alto Horizonte tem baixos índices de crimes”, atesta o prefeito Oildo Machado.
Joaquim Mesquita, por sua vez, mostrou admiração pela estrutura disponibilizada para as forças da SSP em Alto Horizonte. Ao citar o município como exemplo de parceria, o secretário classificou como “sonho de consumo” o modelo existente. Segundo ele, a integração entre as forças policiais rende bons resultados.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, que também esteve em Alto Horizonte no evento, afirmou que as parcerias representam o cumprimento da Constituição Federal. “A Constituição determina que a segurança seja um dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos”, enalteceu.
Também no evento, superintendente de Política de Segurança da SSP, Edilson de Brito, propôs ao prefeito a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é a instância que reúne deliberações da PM, PC, Bombeiros, MP e município. Por sua vez, o gerente de Integração Polícia Comunidade, capitão Cláudio da Costa Leão, afirmou que Alto Horizonte representa a concretização do conceito de polícia comunitária, a exemplo do que ocorre em outros países, como Japão.
Além dos representantes da SSP, Conseg e Poder Executivo, a inauguração do videomonitoramento foi acompanhada por representantes da Câmara Municipal e da comunidade. Gerente Administrativo da Mineração Maracá, Wilson Borges enalteceu que a contribuição representa o cumprimento do papel social da empresa.