quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Alto Horizonte inaugura sistema de videomonitoramento

SONY DSCEm busca de uma proximidade cada vez maior com a população goiana, a Secretaria da Segurança Pública de Goiás tem intensificado o conceito de policiamento comunitário. Alto Horizonte, um município com pouco mais de 5 mil habitantes, é um caso claro dessa aproximação. Nesta quarta-feira (9/10), a cidade inaugurou seu sistema de videomonitoramento, apenas um dos exemplos de parceria entre a prefeitura e as forças da Secretaria de Segurança Pública.

O videomonitoramento de Alto Horizonte é composto por nove câmeras do tipo speed-dome, um dos modelos mais atualizados tecnologicamente. Os equipamentos, dispostos em pontos estratégicos da cidade, foram adquiridos em parceria entre o Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg), comunidade e a Mineração Maracá, ao custo de R$ 136 mil.

A central de monitoramento foi instalada no 14º Centro Integrado de Operações de Policiamento e Segurança (Ciops), um moderno prédio cedido pela prefeitura ao Conseg. No mesmo local funcionam a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público Estadual e o próprio Conseg. Segundo a presidente do Conseg, Márcia Chagas, o videomonitoramento já demonstra bons resultados, mas a intenção é ampliar o número de equipamentos.

Outras parcerias também estão em andamento em Alto Horizonte. A prefeitura auxilia no pagamento do banco de horas e cede servidores para serviços administrativos. Em contrapartida, a SSP disponibilizou a Patrulha Rural e a presença do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), o que tem coibido a prática de crimes na região. “No começo do mandato fiz esses pedidos ao secretário (da Segurança Pública, Joaquim Mesquita), que os atendeu. E hoje Alto Horizonte tem baixos índices de crimes”, atesta o prefeito Oildo Machado.

Joaquim Mesquita, por sua vez, mostrou admiração pela estrutura disponibilizada para as forças da SSP em Alto Horizonte. Ao citar o município como exemplo de parceria, o secretário classificou como “sonho de consumo” o modelo existente. Segundo ele, a integração entre as forças policiais rende bons resultados.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, que também esteve em Alto Horizonte no evento, afirmou que as parcerias representam o cumprimento da Constituição Federal. “A Constituição determina que a segurança seja um dever do Estado, mas também direito e responsabilidade de todos”, enalteceu.

Também no evento, superintendente de Política de Segurança da SSP, Edilson de Brito, propôs ao prefeito a criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é a instância que reúne deliberações da PM, PC, Bombeiros, MP e município. Por sua vez, o gerente de Integração Polícia Comunidade, capitão Cláudio da Costa Leão, afirmou que Alto Horizonte representa a concretização do conceito de polícia comunitária, a exemplo do que ocorre em outros países, como Japão.

Além dos representantes da SSP, Conseg e Poder Executivo, a inauguração do videomonitoramento foi acompanhada por representantes da Câmara Municipal e da comunidade. Gerente Administrativo da Mineração Maracá, Wilson Borges enalteceu que a contribuição representa o cumprimento do papel social da empresa.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.