O município promoveu várias atividades por meio das secretarias de Saúde, de Assistência e Promoção Social e de Educação, entre elas: palestras, oficinas, rodas de conversa, sessões de cinema, apresentações artísticas, concursos de poesia e desenho, realização de exames (médicos e odontológicos) e gincanas diversas. No dia 10, aconteceu a Caminhada do Bebê, e no dia 11, a “Carrinhada”, um passeio com carrinhos de bebê da cidade.
A 1ª Semana do Bebê realizada em Barro Alto entre os dias 07 e 12 de outubro, teve como objetivo de mobilizar a comunidade para melhorar a situação de vida de todas as crianças, do ventre materno até os seis anos. Isso significa proporcionar às gestantes e às crianças condições de sobrevivência e desenvolvimento, o que inclui direito à assistência em saúde, alimentação, moradia digna, lazer e educação, entre outros.
Ao todo, 146 do total de 246 municípios goianos se inscreveram pelo site da Secretaria da Estadual Saúde para participar da campanha de conscientização, mas o prefeito de Barro Alto, doutor, Geraldo Martins (PT), foi o primeiro a assinar o decreto de implantação da Semana do Bebê no município. A cidade de Canelas (RS) é pioneira na iniciativa e realiza a Semana do Bebê há 14 anos. O Fundo das Nações Unidas Para a Criança (Unicef) apoia Semana e incentiva a criação de programas, planos e projetos, voltados para bebês e crianças de até seis anos.
Segundo o Unicef, além dos municípios goianos, 204 cidades desenvolveram ações relacionadas à Semana do Bebê no Brasil. Os números comprovam que Goiás, sozinho, corresponde a mais de 2/3 dos municípios participantes da iniciativa.
Conforme a gerente de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde, Damiana Aparecida Andrade Carvalho Moreira, o objetivo é dar visibilidade à primeira infância. “Há vários estudos que comprovam que a atenção e o carinho despertam os bebês para brincadeiras e para convívio familiar, além da importância do aleitamento materno e da alimentação equilibrada para a vida adulta. Essa semana quer tratar dessa discussão e tem um caráter eminentemente educativo, de homenagem ao bebê”, explica.
A SES presta assessoria técnica para a realização do evento, mas a programação é coordenada por cada município. “Demos a sugestão de que o bebê nascido nas primeiras horas do dia 12 de outubro seja eleito como o prefeito e receba a chave simbólica da cidade. Também serão feitas atividades culturais nas escolas, como concursos de redação, palestras para a população em geral assim como os cuidadores de crianças que trabalham em creches. Entre os assuntos a serem abordados estão a importância de alimentação equilibrada para evitar casos de obesidade e crianças com baixo peso”, complementa.