quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Barro Alto ganha destaque depois ser o primeiro município goiano a implantar a Semana do Bebê

O município promoveu várias atividades por meio das secretarias de Saúde, de Assistência e Promoção Social e de Educação, entre elas: palestras, oficinas, rodas de conversa, sessões de cinema, apresentações artísticas, concursos de poesia e desenho, realização de exames (médicos e odontológicos) e gincanas diversas. No dia 10, aconteceu a Caminhada do Bebê, e no dia 11, a “Carrinhada”, um passeio com carrinhos de bebê da cidade.

Barro Alto assinaturaA 1ª Semana do Bebê realizada em Barro Alto entre os dias 07 e 12 de outubro, teve como objetivo de mobilizar a comunidade para melhorar a situação de vida de todas as crianças, do ventre materno até os seis anos. Isso significa proporcionar às gestantes e às crianças condições de sobrevivência e desenvolvimento, o que inclui direito à assistência em saúde, alimentação, moradia digna, lazer e educação, entre outros.

Ao todo, 146 do total de 246 municípios goianos se inscreveram pelo site da Secretaria da Estadual Saúde para participar da campanha de conscientização, mas o prefeito de Barro Alto, doutor, Geraldo Martins (PT), foi o primeiro a assinar o decreto de implantação da Semana do Bebê no município. A cidade de Canelas (RS) é pioneira na iniciativa e realiza a Semana do Bebê há 14 anos. O Fundo das Nações Unidas Para a Criança (Unicef) apoia Semana e incentiva a criação de programas, planos e projetos, voltados para bebês e crianças de até seis anos.

Segundo o Unicef,  além dos municípios goianos, 204 cidades desenvolveram ações relacionadas à Semana do Bebê no Brasil. Os números comprovam que Goiás, sozinho, corresponde a mais de 2/3 dos municípios participantes da iniciativa.

SONY DSCConforme a gerente de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde, Damiana Aparecida Andrade Carvalho Moreira,  o objetivo é dar visibilidade à primeira infância. “Há vários estudos que comprovam que a atenção e o carinho despertam os bebês para brincadeiras e para convívio familiar, além da importância do aleitamento materno e da alimentação equilibrada para a vida adulta. Essa semana quer tratar dessa discussão e tem um caráter eminentemente educativo, de homenagem ao bebê”, explica.

A SES presta assessoria técnica para a realização do evento, mas a programação é coordenada por cada município. “Demos a sugestão de que o bebê nascido nas primeiras horas do dia 12 de outubro seja eleito como o prefeito e receba a chave simbólica da cidade. Também serão feitas atividades culturais nas escolas, como concursos de redação, palestras para a população em geral assim como os cuidadores de crianças que trabalham em creches. Entre os assuntos a serem abordados estão a importância de alimentação equilibrada para evitar casos de obesidade e crianças com baixo peso”, complementa.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.