Apesar de 20 prefeitos integrarem a Associação dos Municípios do Norte (Amunorte), apenas cinco prefeitos e um vice-prefeito, compareceram à 56ª reunião. A reunião realizada na manhã de sábado, dia 28, o plenário Antônio de Freitas Carvalho na Câmara Municipal de Uruaçu ficou vazio. A Amunorte trouxe como pauta a Saúde Bucal da População Brasileira através do Programa Brasil Sorridente e também uma visita técnica ao Hospital Regional do Norte.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, a ampliação e qualificação da Atenção Especializada através da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público. Em sua explanação, o consultor técnico bucal do Ministério da Saúde Edson Lucena, disse que a Unidade Móvel faz parte de um conjunto de ações que essa política proporciona, ela isoladamente no município não vai resolver a situação da saúde bucal da população, para isso tem que ter algumas estruturas como posto de saúde, Centro de Especialização Odontológico e laboratórios de prótese dentária.
“Apenas quatro municípios do norte de Goiás são detentores da unidade móvel da Saúde Bucal do Programa Brasil Sorridente do Governo Federal, como aqui é uma região de municípios extensos, com muitos assentamentos sendo a maioria de agricultores familiares, pedimos ao deputado Rubens Otoni, que todas às vezes que tivesse uma reunião da Amunorte, ele traria alguém do governo federal para falar de algum tema importante, achamos que nesse momento, um dos programas mais urgentes seria esse, a área da saúde bucal, que além de ser um programa caro, a maioria das pessoas são carentes e não tem como bancar esse tratamento”, disse o presidente Catarino.
“A questão da saúde às vezes é deixada de lado. A Amunorte está de parabéns por estar trazendo esse assunto da Saúde Bucal para ser discutida”, elogiou o deputado federal Rubens Otoni.
Outra pauta também discutida na reunião foi o Hospital Regional do Norte, prefeitos reclamaram da morosidade que está sendo essa construção, que há tanto tempo vem sendo discutida. “A saúde parece ser um problema eterno. Temos que resolver esse problema, mas, temos que ficar atentos, pois está chegando o ano das eleições, o governador vem aqui e diz que a obra vai ser concluída, ganha as eleições e depois a obra corre o risco de ficar parada”, alertou o prefeito de Hidrolina, Zazá Eloi.
“Espero que nas próximas reuniões, os prefeitos que fazem parte da Amunorte estejam presentes. Vamos aprender a usar as entidades em nosso favor, a Amunorte é uma instituição importantíssima na abertura do desenvolvimento dos municípios. Essa construção do Hospital Regional, é uma conquista de todo o povo da região Norte de Goiás”, disse a prefeita Solange Bertulino.
“É extremamente importante essa reunião, para discutir assuntos tão importantes. Mas quero também dizer que é fácil construir paredes, o difícil é trazer equipamentos, médicos, enfermeiros e colocar o hospital em funcionamento”, disse o deputado estadual Bruno Peixoto.
Durante a reunião foi entregue ao consultor técnico, Edson Lacerda, um ofício assinados por todos os prefeitos, pedindo uma Unidade Móvel de Atendimento aos municípios da região norte.
Logo após o encerramento da reunião, os prefeitos fizeram uma visita técnica ao canteiro das obras do Hospital Regional.
Além da prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino (PMDB), e do presidente da Amunorte e prefeito de Trombas, Catarino José da Silva (PT), estiveram presentes os prefeitos de: Amaralina, Vandeílson Gonçalves Lima (PSDB); Formoso, Massilon Lira de Vasconcelos (PDT); Hidrolina, Zazá Elói (PMDB); e o vice-prefeito de Santa Tereza, Edson Palmeiras dos Santos (PMDB). Além do deputado federal, Rubens Otoni (PT) e deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB); o consultor técnico do programa, Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lacerda; secretários municipais e vereadores.