Foi realizada no último dia 19, em Uruaçu, no auditório do Colégio Nossa Senhora Aparecida, uma audiência pública para apresentação do projeto de instalação da usina de energia solar fotovoltaica no município.
O projeto foi apresentado por José Neto, assessor jurídico dos investidores chineses no Brasil e pelo sócio proprietário da empresa Brasil Green Energy Jeferson Araújo. Diversos questionamentos foram respondidos através da participação de universitários, professores e membros da sociedade em geral presentes na audiência quando na oportunidade foi franqueada a palavra para o plenário, a fim de obter maiores informações a respeito do empreendimento chinês em Uruaçu.
O protocolo de intenções foi assinado no último dia 10, pelo governador Marconi Perillo, pela presidente da empresa, Yuling Xiao, pelo vice-presidente Xing Lu, e pelo sócio-administrativo e diretor executivo, Jeferson Araújo. A empresa chinesa atua na construção civil com uso de materiais biossustentáveis e em linhas de geração e transmissão de energia.
Autoridades presentes, o Sub-comandante da Polícia Rodoviária Estadual Capitão Pereira, o Comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros Capitão Dutra, a Presidente da ACIAU Joveny de Sá, os representantes da empresa chinesa, o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Bela Vista de Goiás, João Firmino, o Vice-Prefeito Professor Francisco e a prefeita Solange Bertulino (PMDB), que ao fazer o uso da palavra deu as boas vindas a todos presentes e falou da contribuição para o crescimento e desenvolvimento do município através deste empreendimento, afirmando que é preciso buscar novas alternativas para que Uruaçu se desenvolva. “Em uma audiência pública, a participação da comunidade é de grande relevância, pois é colocada em discussão assuntos de grande interesse da sociedade”. Destacou a prefeita.
Jeferson Araújo disse que a escolha de Goiás se deu pelo crescimento econômico do Estado e por estar no centro do Brasil. Ele informa que a partir da assinatura do protocolo, em aproximadamente um ano, deve iniciar a construção. A estimativa, de acordo com Jeferson, é que haja a geração de mais de 1500 empregos em Bela Vista e mais de 300 em Uruaçu, sendo que durante a instalação da usina, serão mais de dois mil. Os dados podem variar de acordo com o andamento da implantação do projeto.
O sócio-administrativo, Jefferson Araújo entregou a prefeita Solange um termo de compromisso registrado em cartório, constando a afirmação: caso o investimento não seja feito, terreno doado pela Prefeitura de Uruaçu será devolvido ao Poder Executivo.