“O objetivo da Rumo é trabalhar no transporte ferroviário e promover o desenvolvimento da economia da região Norte de Goiás”
Em uma audiência com o diretor comercial da Rumo, Pedro Palma, em Mara Rosa no último dia 10, várias lideranças política e comercial da região Norte de Goiás, estiveram presentes para ouvir do executivo da empresa, os benefícios que a concessionaria irá trazer para a região nos próximos anos. “O objetivo da Rumo é trabalhar no transporte ferroviário e promover o desenvolvimento da economia da região Norte de Goiás”, destaca Pedro Palma durante a palestra.
O evento organizado pela Associação dos Municípios do Norte (Amunorte), prefeitura de Mara Rosa e o Lider/Sebrae Região Norte, serviu para esclarecer as dúvidas das pessoas que participaram da audiência e trouxe esperança de crescimento para a região.
No espaço aberto para perguntas, muitos queriam saber onde seria instalado o tão sonhado Porto Seco, já que existe interesse de vários municípios como, Uruaçu, Campinorte, Mara Rosa e Porangatu, mas o diretor comercial disse que ainda não foi definido essa questão e que isso irá acontecer nos próximos meses.
A empresa Rumo venceu o leilão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional a Estrela d’Oeste, em São Paulo, com investimentos de R$ 2,7 bilhões. A ferrovia é tida como um dos principais projetos para escoamento da produção agrícola do país. A previsão é de 24 meses para o início total das operações.
A companhia pretende trabalhar com o transporte de produtos industrializados em contêineres para atender as indústrias, como as de grãos e fertilizantes destinados à exportação e a rede atacadista e de bens de consumo, trazendo produtos de São Paulo para atender os mercados consumidores da Região.
Entre as autoridades estiveram presentes; o senador Luiz do Carmo; diretor do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal; gerente da Amarillo Gold, Eugênio; Vanusa Valadares, presidente da Ceasa; os prefeitos de Alto Horizonte, Luiz Borges; de Porangatu, Pedro Fernandes e de Mara Rosa, Flávio Tatu, também vários vereadores dos municípios que compõem a região Norte, presidentes de associações comerciais, entre outros.