segunda-feira , 8 setembro 2025

Audiência com a Rumo, discute os avanços da Ferrovia Norte Sul para a região

“O objetivo da Rumo é trabalhar no transporte ferroviário e promover o desenvolvimento da economia da região Norte de Goiás”

Em uma audiência com o diretor comercial da Rumo, Pedro Palma, em Mara Rosa no último dia 10, várias lideranças política e comercial da região Norte de Goiás, estiveram presentes para ouvir do executivo da empresa, os benefícios que a concessionaria irá trazer para a região nos próximos anos. “O objetivo da Rumo é trabalhar no transporte ferroviário e promover o desenvolvimento da economia da região Norte de Goiás”, destaca Pedro Palma durante a palestra.

O evento organizado pela Associação dos Municípios do Norte (Amunorte), prefeitura de Mara Rosa e o Lider/Sebrae Região Norte, serviu para esclarecer as dúvidas das pessoas que participaram da audiência e trouxe esperança de crescimento para a região.

No espaço aberto para perguntas, muitos queriam saber onde seria instalado o tão sonhado Porto Seco, já que existe interesse de vários municípios como, Uruaçu, Campinorte, Mara Rosa e Porangatu, mas o diretor comercial disse que ainda não foi definido essa questão e que isso irá acontecer nos próximos meses.

A empresa Rumo venceu o leilão do trecho de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional a Estrela d’Oeste, em São Paulo, com investimentos de R$ 2,7 bilhões. A ferrovia é tida como um dos principais projetos para escoamento da produção agrícola do país. A previsão é de 24 meses para o início total das operações.

A companhia pretende trabalhar com o transporte de produtos industrializados em contêineres para atender as indústrias, como as de grãos e fertilizantes destinados à exportação e a rede atacadista e de bens de consumo, trazendo produtos de São Paulo para atender os mercados consumidores da Região.

Entre as autoridades estiveram presentes; o senador Luiz do Carmo; diretor do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal; gerente da Amarillo Gold, Eugênio; Vanusa Valadares, presidente da Ceasa; os prefeitos de Alto Horizonte, Luiz Borges; de Porangatu, Pedro Fernandes e de Mara Rosa, Flávio Tatu, também vários vereadores dos municípios que compõem a região Norte, presidentes de associações comerciais, entre outros.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Goiás negocia acordo com Japão para exploração de terras raras

Ronaldo Caiado afirmou que Goiás sairá na frente com a parceria. O projeto de lei …

Instituto Equatorial e Fundação Roberto Marinho lançam edital para qualificação profissional em projetos criativos via co.liga

Programa oferece formação em projetos criativos para jovens e adultos nos sete estados de atuação das distribuidoras do Grupo Equatorial O Edital Ecoar, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.