quinta-feira , 21 novembro 2024
PMU_TOPO_Coleta_90x468
PMU-TOPO-Contra-Fogo-2024_brasao
TOPO-Aciau-2024
previous arrow
next arrow
Shadow

Baixo nível das águas no Lago Serra da Mesa pode afetar o turismo na região Norte de Goiás

Uruaçu Lago seca siteO reservatório de maior volume de água da América Latina é reduzido a um terço da capacidade e se não houver chuva suficiente, poderá afastar o turista e contribuir para um apagão no país.
O Lago Serra da Mesa está com o menor nível dos últimos 14 anos. Pior do que agora, só em 2001, o ano do racionamento de energia. Para chegar ao topo da gigantesca represa é preciso subir 440 degraus. Um abismo que separa o nível ideal do atual.
Muita água é fundamental pra uma usina que tem um papel único na bacia do Tocantins. Além de mover suas três turbinas que geram energia suficiente para abastecer o Distrito Federal, Serra da Mesa também regula os níveis dos reservatórios de outras cinco hidrelétricas, num trecho de 1.500 quilômetros ao longo do rio: Canabrava, Peixe Angical, São Salvador, Lageado e Tucuruí. Toda vez que essas represas precisam de água, é com Serra da mesa que elas contam. Quem também depende desse lago são as cidades da região. A segurança do sistema elétrico tem provocado muito debate neste verão brasileiro.
O secretário Municipal de Turismo de Uruaçu, Rubens Alencar, falou de sua preocupação e os transtornos que isso tem causado aos municípios da região. “Vejo com bastante preocupação, uma vez que atualmente o número de turistas que visitam a Praia Generosa tem caído na medida em que o nível das águas tem baixado. Em se tratando do Carnaval, os turistas que optam por passar o carnaval em nosso município, o faz não só por realizarmos o melhor Carnaval de Goiás, mas também pelo fato de oferecermos a eles, também a opção de desfrutarem das águas do Lago Serra da Mesa na ótima infraestrutura montada na Praia Generosa. Essa é uma dura realidade, não só do Lago de Serra da Mesa, mas da maioria dos lagos brasileiros que produzem energia elétrica, a verdade é que temos um consumo maior do que a nossa produção.”, ressalta Rubens Alencar.
As cidades de Uruaçu e Minaçu são contempladas pela abundancia das águas e praias artificias, e ganharam destaques a nível nacional pela realização do carnaval às margens do lago. Uma das preocupações dos organizadores da festa em 2015, é se haverá chuvas suficientes para aumentar o nível das águas do lago e proporcionar aos turistas um carnaval típico dos anos anteriores.
“Falta de Gestão Ambiental, falta de responsabilidade das empresas empreendedoras, no caso Furnas. Que só pensaram em gerar Energia e não fizeram o “dever de casa”, como por exemplo, os P.B.A’s (Programas Básicos Ambientais), como exige o E.I.A. / R.I.M.A. (Estudo de Impacto Ambiental), documento elaborado para se conseguir qualquer Licença Ambiental”, Ressalta Rogério Pacheco da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata).
Em um cenário cada vez mais desolador, a estiagem devolveu paisagens que já faziam parte do passado e que agora, nitidamente, mostram como o nível do reservatório de Serra da Mesa desceu.

Sobre Osvando Teixeira

Veja isto também

Apoiados pelo Governo de Goiás, torneios de pesca esportiva movimentam economia de municípios goianos

Levantamento da Goiás Turismo mostra que competições injetaram R$ 7,3 milhões em cidades do Vale …

Projeto Defensorias do Araguaia conquista segundo lugar em concurso do CONADEP

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (NUDH/DPE-GO) conquistou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.